Conheça o Principal Grupo Autazense da Terceira Idade
Por: Erick Sebastião*|
Fotos: Erick/Jovens Comunicadores|
Com o passar dos anos, a população da terceira idade está sendo cada vez mais deixada de lado, sem receber o devido cuidado que merece, muitos se encontram adoentados ou sem a atenção da família. Todas essas situações acabam deixando alguns idosos tristes, depressivos ou até mesmo doentes. Pensando nisso, algumas pessoas criam associações, grupos e ONGs voltadas para a saúde e o bem estar dessas pessoas.
Em Autazes (AM), município localizado à 112.45 Km de Manaus, existem alguns grupos formados por idosos, onde se reúnem para praticarem atividades físicas, atividades de laser e outras ações realizadas pelo grupo. O principal grupo da cidade é o “Terceira Idade Nova Vida”, que foi criado há 17 anos pelo Professor Gilson Alves de Moraes, é formado por 36 idosos entre 50 e 90 anos de idade, tendo como principal objetivo ajudar e acolher os idosos do município.
A associação não possui muita ajuda financeira e é administrado pelos próprios idosos que recebem ajuda da Paróquia (São Joaquim e Sant’Ana) e da prefeitura de Autazes, que tem planos para fundar um Centro de Convívio Social para os idosos.
Os idosos participantes falam sobre conseguir superar perdas, angústias e conseguiram mais motivação para suas vidas, após entrarem no grupo.
Um exemplo de superação é a dona Maria Dionele (68), uma das participantes mais antigas da associação falou sobre não ter mais alegria, desde o falecimento de seu esposo, porém depois que ela começou a frequentar o grupo ela voltou a se sentir feliz e disposta novamente. ” Aqui nós nos divertimos, dançamos, viajamos, somos todos honestos uns com os outros, aqui nós somos uma verdadeira família”, disse a senhora.
As atividades físicas organizadas vão de gincanas, bingo, danças e até mesmo a realização de apresentações de carimbó em eventos e festejos da paróquia.
Todas as Segundas, Quartas e Sextas eles se reúnem às 8h na quadra da igreja de São Joaquim e Sant’Ana, para praticarem exercícios físicos, entre algumas atividades interativas .
Sr. Ambrósio, líder e coordenador do grupo, disse que este também o ajudou muito, e finalizou convidando todos os idosos e jovens da cidade para ajudar e participar do grupo, “Todos são muito bem vindos para estarem conosco”.
* Projeto Jovens Comunicadores