
Conheça Raylaine Raasch e sua jornada no universo cosplay, em Ji-Paraná
Por Juliana Oliveira | Foto: @albinomidia
Natural de Ji-Paraná, Raylaine Rodrigues Raasch, mais conhecida como Ray ou Nana, de 27 anos, encontrou no universo cosplay uma forma única de expressar sua paixão por animes e personagens favoritos. Desde a adolescência, quando começou a assistir animes com frequência, ela se encantou com a ideia de se vestir como aqueles que admira. “Sempre achei muito bonito e parecia ser muito divertido me vestir como um personagem com o qual me identifico”, conta Ray.
Seu primeiro cosplay foi uma versão feminina do personagem Zoro, do anime One Piece, apresentado na segunda edição do Anime Fandango (2022). O traje foi confeccionado de forma simples, utilizando peças do próprio armário, e, atualmente, ela conta com o apoio do marido para criar acessórios, optando por encomendá-los ou adquiri-los prontos, conforme a complexidade.
Entre os desafios enfrentados, destaca-se a versão feminina do Buggy, também de One Piece, que exigiu meses de treino, especialmente na maquiagem. Além disso, Nana costuma participar de desfiles ocasionais, como o cosplay de Cruella (versão Emma Stone) apresentado no evento Ohayou (2024).
Momentos inusitados fazem parte de sua trajetória, como quando, após um evento, ela foi ao shopping ainda caracterizada como a versão feminina de Tomioka, de Demon Slayer, e remonteu o figurino para tirar foto com uma criança fã do anime.
Para quem deseja ingressar no cosplay, ela recomenda começar por personagens de visual simples, pesquisar sobre o uso e cuidados com lentes de contato, e reaproveitar itens já disponíveis. Entre os projetos para 2025, estão personagens como Seiko Ayase (DanDaDan), Jinx (Arcane) e Stella (Winx), mantendo também o sonho de, um dia, realizar um cosplay da personagem Hange, de Shingeki no Kyojin. Para saber mais, acesse @nana__cosplayer.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná
Oferecimento:

