Atleta do Jiu-Jitsu de Autazes conta sua história de superação e amor ao esporte
Por: Sara Souza/Equipe No Ar
Foto: Divulgação
O jiu-jitsu é uma arte marcial que ganhou muitos adeptos com o passar dos anos. Um deles é o atleta Andrean Pinheiro, 32, que pratica o esporte desde os 13 anos de idade, quando se identificou com a prática e teve a oportunidade de começar a treinar em uma academia.
“Fui treinar quando tive a primeira oportunidade porque sempre gostei de luta. E também eu era muito ruim no futebol, o jiu-jitsu era o único esporte em que eu me encaixava”, disse o atleta.
Andrean já participou e ganhou vários campeonatos, como o mais recente, ‘Grand Slam’, e foi o primeiro atleta de jiu-jitsu a sair da do município de Autazes para competir em outra cidade. Atualmente o esportista, além de seguir empenhado no jiu-jitsu, promove a atividade física dando aulas em uma academia para aqueles que também se identificam com o jiu-jitsu e que mesmo com falta de incentivo e patrocínio, amam o esporte. “Tento ajudar os atletas para que possam seguir na carreira e não desistir dela”, disse Pinheiro.
Para Andrean , praticar Jiu-Jitsu é mais que praticar uma atividade física, pois representa a sua própria existência. “Para mim o jiu jitsu é a minha vida, eu não consigo mais ficar sem treinar; é uma válvula de escape que me liberta de muita coisa. Além de ter uma vida mais saudável” conclui.
Mesmo com falta de incentivo financeiro e patrocínio de marcas, Andrean segue deixando sua marca como atleta na história de Autazes e almeja chegar a participar e até mesmo conquistar títulos em campeonatos nacionais e internacionais, como o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que ocorrerá em breve em Roma.