Cooperativa Agropecuária de Codajás recebe título definitivo de propriedade
Da Redação* |
Fotos: Leandro Cardoso/ Sect |
A Cooperativa Agropecuária de Codajás recebeu o título definitivo de propriedade, o que beneficiará mais de 150 famílias. A ação foi realizada pela secretaria estadual de Cidades e Territórios (Sect).
Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnica, firmando uma parceria entre a Sect e a Prefeitura de Codajás.
A secretária da Sect, Renata Queiroz, destaca a importância do título definitivo. “O município, há muitos anos, vinha buscando a regularização fundiária. Este é o marco do processo de regularização em Codajás”, declara.
A cooperativa, que existe há seis anos, tem cerca de 150 associados que trabalham com serviços agrícolas, especificamente na produção do açaí.
“Com esse título definitivo que recebemos, todos ganham, pois teremos acesso ao crédito da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) e poderemos concluir a licença da agroindústria em nosso município”, explica o presidente da cooperativa, Francisco Dantas.
A entrega do título definitivo de propriedade, segundo a Sect, marca um importante passo para a regularização fundiária da cooperativa, garantindo a segurança jurídica e o reconhecimento oficial da propriedade. Isso abrirá caminho para o acesso a créditos, financiamentos e outros benefícios que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Parceria
O termo de cooperação técnica visa fortalecer a parceria entre a Sect e a Prefeitura de Codajás, para apoio logístico e de dados, a fim de dar celeridade à regularização fundiária na localidade.
“Essa parceria visa regularizar, em média, mil famílias. Em breve, os trabalhos técnicos iniciarão no município para cadastrar os moradores”, pontua a secretária da Sect.
Início dos trabalhos
A Sect iniciou, também, no sábado (08/02), o serviço de atendimento à população para a abertura de processos. Nessa primeira ação, foram atendidas mais de 100 pessoas na Casa da Cultura, em Codajás.
*Com informações da assessoria