Cresce a procura de consumidores por peixes para a Semana Santa em Ji-Paraná
Por Khauane Farias* |
Fotos: Khauane Farias |
A cidade de Ji-Paraná é cruzada pelo Rio Machado e alguns dos peixes encontrados aqui na região são a Jatuarana, Paku, Pintado, Curvina. E entre tantas opções, algumas espécies são da preferência de quem vai preparar a ceia dessa sexta-feira santa.
O Manoel Dantas, pescador profissional, conta que o primeiro peixe a acabar foi o Pintado, mas os consumidores também buscam bastante pelo Tambaqui, por ser mais fácil a retirada dos espinhos. Segundo Manoel, apesar da pesca ter sido liberada recentemente, a quantidade de peixe encontrada pelos pescadores foi menor, em consequência ao nível do Machado está alto. Apesar disso, as opções ainda são variadas.
Então, quem acabar deixando essa busca pra última hora, pode não encontrar o peixe da preferencia. E um dos maiores pontos de venda é o Feirão do Produtor, que funciona na sexta e sábado até às 22h. Para quem desejar consumir peixe, é só passar no bairro Jotão, nos entornos do Rio Machado, que deve encontrar pescadores.
E entre as opções de peixe frito, cozido e assado, a procura pelo restante dos ingredientes também é maior, entre batata, pimentão, temperos frescos. O que não falta é possibilidade de tornar a refeição ainda mais saborosa.