Criado pela rapper Negra Mari, de Ariquemes, Bera Rap Festival deve ter nova edição em 2024
Por Mayssa Ludmila* |
Fotos: Divulgação/Bera Rap |
A cena hip-hop de Rondônia ganhou destaque com o surgimento do Bera Rap Festival, uma iniciativa liderada pela rapper Negra Mari, de Ariquemes. Aos 34 anos, ela também é produtora executiva e apresentadora do evento, que surgiu em 2022 e mudou o cenário do estilo musical no município.
De acordo com a artista, o nome do festival foi inspirado no movimento beradeiro nascido na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Segundo Negra Mari, a Bera Rap Festival nasceu da necessidade de enfrentar o descaso e a falta de visibilidade enfrentados pelos artistas do Hip Hop, em Rondônia, especialmente as mulheres.
Em um movimento global de ascensão do Hip Hop, ela destaca que o festival visa não apenas promover a arte, mas também dar voz e visibilidade àqueles que historicamente foram marginalizados. “Esse é o meu legado para as novas gerações do movimento hip-hop e o incentivo para que nossos jovens sintam se orgulhosos de serem: beradeiro”.
História do Festival
A primeira edição do festival foi realizada de forma virtual, em 2022, contou com uma variedade de talentos, incluindo 40 atrações que abrangiam todos os elementos do hip-hop, desde grafite até freestyle. Artistas de Manaus e Rondônia se uniram para oferecer uma experiência única, destacando talentos locais e proporcionando uma plataforma para jovens artistas do interior.
Em meio à pandemia da Covid-19, o Bera Rap Festival acabou emergindo como uma fonte vital de esperança e inspiração para artistas e jovens de todo o estado de Rondônia. Para Negra Mari, o Hip Hop é mais do que apenas música; é um movimento coletivo que une artistas de diversas vertentes em prol de uma causa comum.
Com nove anos de experiência na cena, ela testemunhou o poder transformador da arte e está comprometida em fazer do Bera Rap Festival uma plataforma para o crescimento e reconhecimento da cultura Hip Hop em Rondônia.
Na foto 2, Sosaysh, Negra Mari, Deick e Mano André
Edição de 2024
Ainda sem data para lançamento, a organizadora do festival desenvolve a segunda edição que deve acontecer ainda este ano. Ela afirma que está animada com a perspectiva de realizar um evento presencial ao ar livre, proporcionando uma experiência imersiva para Rondônia.
Com atividades que vão desde oficinas de rimas até produção de beats independentes e apresentações de rappers locais (incluindo alguns em destaque), o Bera Rap Festival promete ser um marco cultural na região.
Graças ao apoio das leis de incentivo à cultura, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc, o Bera Rap Festival se tornou possível e continua a crescer em impacto e alcance. Para saber mais sobre este evento siga @berarapfestival no Instagram ou assista aos vídeos disponíveis no canal da produtora @negramari no Youtube.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes