Dança do Ventre em Ariquemes: uma jornada de autoconhecimento e magia oriental
Por Matheus Souza* |
Fotos: Leny Lima |
Ariquemes se prepara para receber, pela décima vez consecutiva, um espetáculo de Dança do Ventre que promete encantar e envolver o público em uma noite mágica. Coordenado pela professora e coreógrafa Leny Lima, o evento, realizado pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), acontecerá no Teatro Ariquemes, na Av. Tancredo Neves, esquina com a Canaã, no dia 3 de dezembro, às 19h30, com entrada gratuita.
O espetáculo, que já se tornou uma tradição no final do ano em Ariquemes, celebra sua décima edição com o brilho característico da Dança do Ventre. A cada ano, a apresentação se renova, trazendo novos elementos e surpreendendo o público com a beleza e a graciosidade dessa forma de expressão artística.
A mente por trás dessa experiência única é a professora Leny Lima, uma figura respeitada na comunidade artística de Ariquemes. Com sua experiência e paixão pela Dança do Ventre, Leny Lima lidera uma equipe de 25 a 30 bailarinos, proporcionando ao público uma experiência rica em cultura e tradição oriental.
Para Leny Lima, a Dança do Ventre vai além dos movimentos graciosos e da estética visual. Em suas palavras, “somos mulheres amantes da dança do ventre, nós trabalhamos nessa questão na dança tanto na parte física quanto na parte psicológica, porque, querendo ou não, ela trabalha seu autoconhecimento e sua autoestima”. A dança torna-se, assim, uma jornada de descobrimento pessoal para as participantes.
O projeto coordenado por Leny Lima é exclusivamente voltado para mulheres e é realizado no centro cultural da FUNCET. O grupo é diversificado, contando com alunas de todas as idades, desde pequenas bailarinas de 4 anos até mulheres maduras com mais de 60 anos. Essa diversidade reflete a inclusividade e a capacidade da Dança do Ventre de unir mulheres de diferentes gerações em torno da paixão pela arte.
Prepare-se para ser transportado para um mundo de encanto e tradição oriental no dia 3 de dezembro. O Teatro Ariquemes será palco não apenas de movimentos graciosos, mas de uma experiência cultural que transcende a dança, envolvendo todos em uma noite de magia e autoconhecimento.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes.