Danças folclóricas tradicionais ganham cada vez mais adesão entre jovens de Presidente Figueiredo
Por Ruan Roberto* |
Foto: Ruan Roberto |
Na região Norte e especialmente em algumas localidades é possível encontrar diversas danças típicas. E esses passos musicais continuam resistindo até hoje, sendo passado de geração em geração.
Embora o uso de celular e as dancinhas de aplicativos estejam fazendo cada vez mais sucesso, em Presidente Figueiredo não é raro encontrar jovens e adultos que utilizam as danças folclóricas tradicionais como uma distração, diversão ou até mesmo como forma de cuidar da saúde física e mental.
O resgate dessa tradição, tem fortalecido a prática de diversas danças, como: Quadrilha, Boi Bumbá, Carimbo, Ciranda e outras danças regionais. Danças essas que são conhecidas tradicionalmente em boa parte do Brasil, mas que ultimamente tem sido cada vez mais valorizadas na Terra das Cachoeiras.
Um exemplo disso, é o jovem Matheus Silva, 19 anos, integrante da Junina QM (Quadrilha Maluca).
“Conheci a quadrilha através de um convite feito por uma amiga. Gosto muito de fazer exercícios físicos e vejo a dança muito além de uma diversão. Sigo corretamente os ensaios e posso dizer que pra mim, contribui e muito para a manutenção da minha saúde. Durante os ensaios, chego a perder até quatro vezes mais calorias que uma corrida, caminhada ou pedalada na bicicleta”, conclui o jovem que nasceu em Manaus, mas reside em Presidente Figueiredo desde os três anos de vida.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.