De mãe batalhadora a professora e empreendedora: conheça a trajetória de Itaciara Bastos
Por Brenda Souza* |
Fotos: Arquivo pessoal de Itaciara |
Por vim de uma família de baixa renda, Itaciara Bastos dos Santos Petti, de 48 anos, batalhou desde a adolescência para proporcionar uma vida melhor para sua família. Casada aos 16 anos, ela se tornou mãe de quatro filhos e, por muito tempo, desempenhou os papéis de pai e mãe. Para sustentar seus filhos, Itaciara se dedicou a produção de salgados, churrasco, doces e diversas outras atividades, demonstrando uma força inabalável.
Atualmente, Itaciara divide sua vida entre a carreira de professora e a venda de churrasco, salgados e bolos confeitados, além de pinturas. Formada em Pedagogia, Psicopedagogia, Ciências Naturais e Educação da Ciência, Itaciara começou a lecionar em 2014 na escola Iza Gonçalves Maciel. Sua paixão pelo ensino é evidente, sendo esta a área em que mais foca, mesmo amando preparar suas delícias culinárias.
Apesar de não ter feito cursos específicos para aprender a fazer doces e salgados, Itaciara adquiriu essas habilidades observando e aprendendo com sua mãe. Atualmente, ela vende seus produtos por delivery e também é conhecida pelos churrascos que faz juntamente com sua irmã Mariana custodio da Silva, na churrascaria Tia Lena, localizada na rua sobreira de Mendonça, Centro.
As redes sociais são ferramentas importantes para Itaciara divulgar seu trabalho. Com perfil ativo no Instagram, através do endereço @itaciarapetit, ela compartilha suas criações e mantém seus clientes informados sobre as novidades. No entanto, conciliar a vida de professora com as vendas culinárias é um desafio constante, mas ela não abre mão de nenhuma dessas paixões.
Realizada com suas conquistas, Itaciara atribui seu sucesso a fé em Deus e ao apoio incondicional de seu marido Gilson e de sua irmã Mariana. Com o coração tranquilo e grato, seu maior sonho é ver seus filhos bem e felizes, sentimento que lhe traz a plena realização.
Essa é a trajetória de Itaciara Bastos dos Santos Petti, uma mulher que transformou desafios em oportunidades e que, através de seu trabalho e dedicação, construiu uma vida digna e inspiradora.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Codajás