Defesa Civil acompanha movimento da cheia em Autazes
Por Redação |
Foto: Louise Silva/No Ar Portal |
A Defesa Civil do Amazonas acompanha diariamente a situação meteorológica e hidrológica do estado, enviando alertas e informativos para que as entidades municipais possam organizar seus planos de prevenção e resposta para eventuais situações adversas.
Assim como nos 62 municípios do estado, o órgão acompanha a situação de Autazes que decretou situação de emergência devido à subida das águas. Quem precisa ir até a cidade já encontra obstáculos na Calha do Médio Amazonas.
Foram feitas pontes de madeira para dar acesso a população no embarque nas lanchas e balsas que fazem o transporte à cidade. Em 2021, mais de 16 mil pessoas foram atingidas pela cheia em Autazes e algumas comunidades, como a do Sampaio, foram isoladas uma vez que as águas comprometeram as vias de acesso ao local.
Em 1º de junho de 2021, o nível do rio Negr atingiu 29,98 metros, um novo recorde histórico em 119 anos de medição no Porto de Manaus, ultrapassando a marca do ano de 2012, que era de 29,97 metros.
Atualmente o Amazonas possui 41 municípios com Decreto de Situação de Emergência, são eles:
Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Juruá, Carauari
Calha do Purus: Boca do Acre, Lábrea, Canutama
Calha do Madeira: Borba, Nova Olinda do Norte Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, S. Antônio do Içá, Tonantins, Amaturá
Calha do Médio Solimões: Japurá, Tefé, Uarini, Jutaí, Fonte Boa
Calha do Baixo Solimões: Manacapuru, Careiro da Várzea, Caapiranga, Manaquiri, Anamã, Careiro Castanho, Iranduba
Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Autazes, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Silves
Calha do Baixo Amazonas: Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha, Novo Aripuanã, Parintins