Defesa Civil emite comunicado de alerta sobre nível do rio Machado
Por Khauane Farias |
Fotos: Maria Elis / Khauane Farias |
Com as fortes chuvas na região central do estado, a defesa civil de Ji-Paraná, emitiu um comunicado na tarde dessa segunda-feira, dia 20, em que o nível do Rio Machado está em 9,58 centímetros.
Segundo o comunicado, o rio pode transbordar a qualquer momento, atingindo famílias ribeirinhas e moradores das áreas de risco.
Diante da possibilidade de risco, as famílias podem contatar o Disque Enchente (69)9.9944-5433 e Corpo de Bombeiros no 193.
Segundo a responsável pela Defesa Civil, é considerado alerta laranja, quando o nível do rio chega a 10 metros e 30 centímetros. Caso necessário resgate, a equipe de assistência está preparada para atuar imediatamente, seguindo o Plano de Contingência.
E quem conhece essa realidade é o Júlio Beltrão, morador do Beira Rio há 32 anos e já viveu duas enchentes. Ele conta que a primeira vez a água não chegou a invadir sua casa, mas no ano passado, entrou em sua residência.
“Eu não perdi alguma coisa, eu perdi quase a casa inteira e tive que refazer, ainda estou terminando algumas partes que faltam”. E, apesar das dificuldades, Júlio diz que morar na beira do rio é maravilhoso, a única dificuldade é no período de chuva. Esse ano Júlio teme que a água volte a invadir sua casa.
Nesta mesma época do ano passado o Rio Machado já havia ultrapassado o nível de segurança. Como consequência diversas famílias, assim como Júlio, precisaram deixar sua residência até a água voltar a baixar.
Este ano, apesar do alerta, o cenário está mais otimista.