Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Descubra a história da Pedra Pintada de Itacoatiara

Por Nívea Tamer*
Foto: Nívea Tamer

 

A pedra pintada de Itacoatiara, que fica localizada na Praça da Matriz, fascina tanto moradores locais quanto visitantes do município, revelando uma herança cultural e histórica.

O  monumento está diretamente relacionado ao nome do município, que é originário da língua indígena Tupi-Guarani ou nheengatu: itá (pedra) e coatiara (pintado, gravado, escrito, esculpido).

As tribos indígenas de diversas etnias, ao enfrentarem as secas dos rios, descobriram às margens da cidade uma galeria a céu aberto, repleta de pedras adornadas com gravuras rupestres. Essa descoberta levou os índios a nomearem o local de Itacoatiara, nome que mais tarde foi oficialmente devolvido ao município.

Uma dessas pedras foi encontrada e removida em 1970 para ser exposta na cidade como ponto turístico, conectando as gerações atuais ao passado do município.

A ponta de pedra possui na face principal desenhos, símbolos religiosos e inscrições em português. Entre elas, contém a palavra ‘TROPA’, além de uma cruz sobre uma escada e as datas 1744 e 1754, que foram gravadas em ferro e fogo para marcar a passagem de Mendonça Furtado pelo lugar, em 1754, e o sargento-mor Francisco Xavier de Moraes (1700-c. 1788) em 1744, que chefiando uma bandeira, passou pelo local e acabou deixando o seu registro.

Mais do que um elemento geográfico, a Pedra Pintada simboliza um elo entre o presente e o passado, contando histórias que resistiram ao tempo.

A Praça da Matriz é situada no centro da cidade e a visitação à pedra pintada é aberta ao público.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara 

#turismo #pedrapintada #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Turismo