
Dia Internacional da Biodiversidade: conheça a riqueza natural de Manaquiri
Por Maria Lucila | Foto: Divulgação
A riqueza natural de Manaquiri se destaca com diversidade de fauna, flora e culturas locais que fazem do município um exemplo vivo da importância da preservação ambiental. No Dia Mundial da Biodiversidade, celebrado no dia 22 de maio, o Portal no Ar apresenta um pouco mais sobre as belezas naturais do local.
Nas áreas rurais como Alto Manaquiri, Andirobão e Barro Alto, é possível encontrar caranguejos, garças, robalos e frutas tropicais como goiaba, banana e laranja.
A floresta amazônica que envolve a cidade é berço de inúmeras espécies vegetais e animais. Além disso, o município é lar de povos indígenas como os Apurinã, Muras, Caxinuwa, Kokama e Mundurucu, guardiões de saberes ancestrais.
Algumas ações locais contribuem para a preservação ambiental, como a coleta seletiva de resíduos sólidos, realizada em parceria entre a prefeitura e o comércio local.
Há também eventos que valorizam os produtos regionais, como a Feira Manaquiriense de Produtos Regionais (Fempare), e a tradicional Festa do Mapará, que movimenta o turismo e reforça o cuidado com os recursos hídricos.
Gabrielle dos Santos Martins, 27 anos, radialista, relações públicas e ativista do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Visão Mundial, compartilhou sua vivência com o meio ambiente local.
“Manaquiri tem uma biodiversidade natural em sua complexidade. Um lugar que exprime bem o significado do termo; a riqueza de vida é extraordinária!”.
Ela recorda suas visitas à comunidade do Poção, onde sua avó materna reside. “A paisagem é exuberante, um mosaico natural em qualquer estação do ano”.
Gabrielle também alerta sobre os desafios enfrentados atualmente. “As secas e vazantes são cada vez mais extremas. Há mais de uma década, não víamos tantas queimadas. A falta de educação ambiental e a existência de um lixão ativo complicam a situação”, afirma.
Para ela, é fundamental transformar essa realidade. “Educação ambiental nas escolas e espaços de conscientização são caminhos. O tema precisa ser coletivo. A biodiversidade é nossa casa comum, e casa a gente cuida.”
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri
Oferecimento:

