Doutor em Agronomia Tropical, Edinei Santos é também agricultor em Rio Preto da Eva
Foto: Arquivo pessoal
Edinei Santos da Silva, 55 anos, conhecido como ‘Nei Santos’, vive é apaixonado pela academia e agricultura. Residente no Assentamento Iporá, em Rio Preto da Eva, desde 1996, ele tem um compromisso com o campo e a educação.
Graduado em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM CMZL), ele é também mestre em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Mestre em Ciências Biológica (Botânica), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); além de Doutor em Agronomia Tropical (UFAM) .
Vindo de uma família de agricultores, Santos cresceu no ambiente rural, o que moldou sua visão das dificuldades enfrentadas pelos menos favorecidos e incentivou sua busca por formação acadêmica, sem se afastar de suas raízes.
Como agricultor, ele cultiva tomate, feijão, abóbora, melancia e mandioca, e mais recentemente investiu no cultivo de açaí, laranja e limão. Edinei destaca a importância de integrar o conhecimento científico à prática rural. “É uma jornada de dedicação e amor pelo que se faz, que considero pilares para minha trajetória na sociedade e na profissão”, afirmou.
Além de sua atuação acadêmica e agrícola, Edinei foi presidente da Associação de Produtores Rurais da Região Metropolitana de Manaus (Asprod). Sob sua liderança, a associação tem defendido os interesses dos produtores rurais.
Informações sobre formação retiradas do site Escavador