Em Parintins, ‘Operação Sorriso’ inicia atendimento a pacientes com fissuras labiopalatinas
Por Redação|
Fotos: Divulgação/Pitter Freitas
Na última segunda-feira(18), Parintins deu início a uma ação de solidariedade e cuidado médico. A ‘Operação Sorriso’, uma iniciativa que visa transformar vidas, começou seus atendimentos a pacientes de todas as idades com fissuras labiopalatinas.
O evento reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais dedicados e abrange desde consultas iniciais até cirurgias reparadoras de lábio leporino no Hospital Jofre Cohen. A realização dessa ação é fruto da parceria entre a ONG Operação Sorriso e a Prefeitura de Parintins.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Centro do Idoso, que, abriu suas portas para a triagem dos pacientes que serão submetidos às cirurgias.
O cronograma da Operação Sorriso abrangerá diversas atividades importantes:
- 18/9: Triagem aberta à população com a presença de nove especialistas na UBS Galliani;
- 19/9: Ação de Saúde Bucal no Centro Infantil Jaime Lobato, durante a manhã e a tarde;
- 19/9: Anúncio das pessoas que serão contempladas com as cirurgias;
- De 20 a 23/9: Realização das cirurgias no Hospital Jofre Cohen;
- 30/9: Acompanhamento pós-operatório.
O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, expressou sua satisfação: “Começamos essas tratativas há um ano, e hoje recebemos essa mega estrutura e todos esses profissionais para cuidar bem das pessoas”.
Uma das representantes da Operação Sorriso, Mariana Alves, compartilhou a história da instituição em Parintins, que teve início em 2022, em parceria com a Marinha do Brasil. “Naquele momento, fizemos um mapeamento de pacientes. Hoje, entendemos que já temos novos pacientes. Esperamos que durante essa triagem tenhamos entre 28 a 30 pacientes, e a Operação Sorriso deverá realizar cirurgias em 15 pessoas”, comentou.
Kleisman Lopes, pai de Ethan Gabriel, falou sobre a expectativa pelo tratamento de seu filho, que nasceu em 2021. “Ficamos atentos nas rádios e redes sociais sobre a vinda dos profissionais para a cirurgia e, no mês de agosto, ficamos sabendo pelas redes sociais. Isso é bom para ele e também para nós, principalmente para melhorar sua fala e a parte da mastigação”, pontuou.
A Operação Sorriso é uma ONG médica humanitária fundada nos Estados Unidos nos anos 1980. No Brasil, o trabalho começou nos anos 1990 com a promoção de cirurgias e tratamentos para pessoas com fissuras labiopalatinas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A instituição é formada exclusivamente por voluntários, pessoas que doam seu tempo e habilidades para fazer o bem e proporcionar sorrisos a quem mais precisa.