Empresa de manejo florestal ajudará na ampliação de Bosque Ambiental de Manaus
Por Redação|
Foto: Divulgação/Ipaam|
A empresa de manejo florestal, a Mil Madeiras Preciosas, filial do grupo suíço Precious Woods, fará doação de madeiras com a finalidade de fomentar a ampliação do Bosque Ambiental do Ipaam, com a disponibilização de madeira licenciada para construção de toda a estrutura do bosque, inclusive, de um observatório.
O diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, deu as boas-vindas a empresa e ressaltou a visão educacional que o Bosque Ambiental apresentará com os diferentes exemplos de exploração florestal dispostos no local.
“O Bosque Ambiental do Ipaam passa a ter um parceiro de peso a partir de hoje. Além do uso das madeiras apreendidas, o Bosque também terá polos de madeira certificada, ou seja, madeira legalizada. Assim, o parque ecológico cumprirá seu papel pedagógico mostrando aos visitantes como a madeira deve ser explorada e como não deve ser”, ressaltou Valente.
Bosque Ambiental do Ipaam — As obras do bosque iniciaram em outubro de 2019, após uma equipe da Gerência de Recursos Minerais (GERM) do instituto constatar características de fragmento de vegetação primária e secundária de várzea nos fundos do perímetro do órgão, onde seria apropriado para a criação do espaço.
Em 2020 e 2021, a construção foi afetada por conta da pandemia da Covid-19, além dos poucos recursos para dar continuidade no plano, que se manteve apenas com manutenções até então.
O Bosque
O Bosque Ambiental é uma área de 27 mil metros quadrados, localizado na avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul da capital. São cerca de três hectares de área verde que interliga a margem direita do Igarapé do Bindá.
O planejamento visa uma trilha ecológica de 400 metros, praça, lanchonete, maloca nativa, viveiro mirim de mudas florestais, espaço para biblioteca móvel, academia e outros.
Entre os principais propósitos do lugar estão a promoção da educação ambiental, por meio de atividades práticas e teóricas de conscientização e ainda, resgatar a sensibilidade da sociedade manauara pela proteção da biodiversidade.
Mil Madeiras Preciosas
A empresa é referência mundial nas operações de manejo sustentável das florestas tropicais e produção industrial madeireira, licenciada, inclusive, pelo Ipaam para atividade de exploração no Amazonas.
Em nível mundial, a organização realiza o manuseio certificado das florestas de mais de 1,1 milhão de hectares, em países como Gabão, no continente africano, e colabora com a manutenção e armazenamento do dióxido de carbono (CO2), composto químico que provoca grave desequilíbrio no efeito estufa do planeta.
Segundo o diretor da Mil Madeiras Preciosas, João Cruz, a colaboração com a construção do Bosque Ambiental do Ipaam é uma oportunidade importante para evidenciar e estimular a exploração florestal de modo correto, legalizado e sustentável para garantir que a Amazônia continue de pé.
“Para nós é uma grande satisfação poder participar dessa parceria para o Bosque aqui do Ipaam. Com certeza será uma grande satisfação poder mostrar nosso trabalho, principalmente na questão de como manejar a floresta da forma correta. Hoje o Amazonas tem a disponibilidade da floresta, e a Mil Madeiras tem o grande know how em nível mundial de manejo das florestas de modo sustentável”, enfatizou João.
O Bosque Ambiental do Ipaam está previsto para inauguração em julho deste ano.