Empresa do ramo geek de Ji-Paraná faz sucesso em Rondônia com peças artesanais em pixel art
Por Juliana Oliveira*
Fotos: Jhully Christian e Arquivo Pessoal
Letícia Nayara Fernandes Marques, 22, e o marido Rafael Leonardo Alves Martins, 25, criaram a empresa geek Pixel Jipa em 2022, com o objetivo de vender produtos artesanais feitos em pixel art. O empreendimento iniciou pelo Instagram e atualmente faz sucesso pelo site e em eventos geek realizados pelo estado de Rondônia.
Em entrevista exclusiva ao Portal no Ar, Letícia, que é natural de Ji-Paraná, contou que a loja Pixel Jipa foi criada por acaso. Tudo começou quando seu marido, um entusiasta por hobbies, se interessou por pixel art e decidiu experimentar confeccionar peças. Após presentear uma amiga com uma pixel art, receberam interesse de outras pessoas em adquirir produtos similares.
Surpreendida com a demanda, Letícia e Rafael decidiram oficializar o negócio, criando um perfil no Instagram para a loja. Inicialmente, atendiam os clientes apenas por mensagens na rede social, começando com sua própria identidade visual.
A loja cresceu rápido e logo muitas pessoas começaram a acompanhar o negócio. Letícia ficou responsável pelo atendimento e Rafael pela confecção dos produtos, como chaveiros, brincos, quadros, bottons, entre outros.
Esse tipo de peça artesanal é feito com pequenos pedaços de plástico coloridos que são colocados em determinada ordem sobre um molde, a fim de formar uma imagem que lembram elementos gráficos das gerações de videogames em 8 bits. Depois de montados são aquecidos para que se juntem e formem uma peça única.
Leticia relatou ao Portal No Ar que houve muitos desafios com a loja por conta de sua saúde mental e a dificuldade em trabalhar com vendas. Seu marido a apoiou e incentivou a procurar ajuda profissional, pois sabia que ela gostava muito de trabalhar na loja e com o mundo geek. Com o tempo, ela se adaptou ao atendimento aos clientes.
Eventos
A empreendedora contou que um dos momentos marcantes para a loja foi o convite de um dos organizadores do Anime Fandango, um evento geek e de cultura pop oriental de Ji-Paraná, para participar como empresa expositora. Após este acontecimento, ela conseguiu melhores fornecedores, indo depois para eventos em Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.
Letícia destacou que os eventos são os maiores motivadores de seu trabalho, devido ao contato com o público geek para debater sobre os mesmos assuntos e pela oportunidade de fazer novas amizades.
“É uma energia incrível. Fiz amizade com pessoas que têm o mesmo gosto que eu, da gente conversar, bater papo, desabafar. E mesmo sendo agora meus amigos, eles ainda compram de mim, ainda são clientes fiéis e amigos maravilhosos, eu amo a energia caótica dos eventos e sair da cidade sabendo que o nome da empresa vai ficar na memória das pessoas. Me motiva saber que estou conquistando Rondônia”, disse.
Conselhos e planos futuros
Com eventos na agenda até o final do ano, a proprietária da Pixel Jipa compartilhou uma dica para pessoas que desejam empreender na área geek
“Estar sempre atualizado e pesquisando sobre novos animes, jogos, quadrinhos e outros, e ficar atento que muitas vezes os próprios clientes trazem sugestões do que eles querem ver na loja”, destacou.
Além disso, ela ressaltou que é importante o contato humanizado e atencioso com os clientes, que muitas vezes podem ter apenas o mundo geek como forma de interação social e atendê-los de forma empática e respeitosa é visto com muito bom olhos.
Letícia destacou que, para o futuro, há o desejo de abrir uma loja física o mais rápido possível, para poder oferecer uma melhor experiência aos clientes e aumentar as vendas, não deixando de lado as redes sociais e um site próprio, pois hoje ela atua em um site colaborativo.
Letícia destaca as gratificações de ver seu esforço reconhecido, seja através de convites para eventos ou pelo reconhecimento dos clientes e enfatiza a importância de encontrar satisfação no trabalho que realiza.
Para saber mais sobre a Pixel Jipa, entre em contato pelas redes sociais e site:
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná