Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Engenheiro agrônomo de Itacoatiara será representante do município em congresso estadual que impulsiona inovações

Foto: Leanderson Lima/Crea-AM

 

 

Engenheiro agrônomo Adolfo Melo Nascimento representará o município no CEP em Manaus com proposta voltada à energia alternativa no meio rural

O município de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus, sediou na semana passada o primeiro Pré-Congresso Estadual de Profissionais (Pré-CEP), iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) que antecede a 12ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), previsto para acontecer entre os dias 13 e 15 de agosto, na capital amazonense.

Ao final do evento, realizado entre os dias 9 e 10 de abril, foi eleito o primeiro delegado do interior que participará da etapa estadual: o engenheiro agrônomo Adolfo Melo Nascimento, que apresentou uma proposta voltada à divulgação de sistemas alternativos de produção de energia elétrica para produtores rurais que ainda não têm acesso a uma energia de qualidade.

“Essa ideia surgiu de observações do cotidiano. Acompanho produtores rurais que enfrentam dificuldades com o fornecimento de energia elétrica. Então, pensei em trazer essa proposta para dar visibilidade a soluções viáveis que podem mudar a realidade dessas famílias”, destacou Adolfo, emocionado com a conquista. “Eu fui convidado de última hora, nem esperava vencer. Mas sabia que o tema era relevante para a nossa população”, completou.

Durante o Pré-CEP de Itacoatiara, os participantes discutiram os cinco eixos temáticos que pautarão os debates da etapa estadual e do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), são eles: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e inovação tecnológica. A presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, celebrou a qualidade das propostas apresentadas na primeira etapa e destacou o potencial do evento para impulsionar soluções de desenvolvimento sustentável em todo o Amazonas.

“Tivemos uma participação expressiva de profissionais de Itacoatiara, Urucará e Urucurituba, com propostas surpreendentes. A escolha do Adolfo mostra como o interior tem muito a contribuir com ideias inovadoras. Estamos plantando sementes que certamente vão ajudar no desenvolvimento sustentável do nosso estado”, afirmou Alzira.

Presente no encerramento do evento, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Itacoatiara (Seminfra), engenheiro Raimundo Nonato Belo Soares, que também integrou a comissão de jurados, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância de eventos como o Pré-CEP para aproximar os profissionais das pautas de interesse coletivo.

“Quero agradecer ao Crea pela iniciativa de promover discussões tão relevantes. As propostas apresentadas aqui despertam reflexões importantes para a gestão pública e podem contribuir diretamente para a melhoria das cidades do interior”, disse o secretário.

Além de Itacoatiara, o Pré-CEP 2025 será realizado nos municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Humaitá, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Parintins. Em cada cidade, um delegado será escolhido para representar a região no Congresso Estadual em Manaus.

*Com informações de assessoria 

#produçãorural #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Produção Rural