Escritório Social em Parintins dará oportunidade a ex-detentos que já cumpriram penas
Por Carlos Alexandre |
Foto: Éder Repolho/Divulgação |
A cidade de Parintins ganhou esta semana o primeiro escritório social localizado na Rua Jonathas Pedrosa, no centro da cidade. A inauguração teve a participação online da Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber que também esteve em inaugurações simultâneas em São Gabriel da Cachoeira e Maués.
O Escritório Social conta com atendimento à população egressa do Sistema Prisional que já cumpriram sua pena e que precisam fazer a inserção social, produtiva e vencer as barreiras do preconceito.
O escritório social é o resultado de um termo cooperação técnica entre a prefeitura de Parintins e o Tribunal de Justiça do Amazonas. O município deu a estrutura física para a sede do escritório, a equipe técnica e o TJAM assegura a capacitação e o atendimento.
“Com os atendimentos os usuários serão assistidos, receberão capacitação e serão inseridos no mercado de trabalho dando uma nova vida para essas pessoas já que cumpriram suas penas, mas que infelizmente estão sofrendo reflexos da marginalização”, explica a Secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso.
O escritório social é uma grande oportunidade para ex-detentos e seus familiares de terem acolhimento e a possibilidade de reinserção ao mercado de trabalho.