Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Estiagem deixa oito municípios em situação de emergência e Autazes em situação de alerta

Por Redação |
Foto: Divulgação Defesa Civil do Amazonas |

A falta de chuvas nas calhas dos rios no Amazonas, agravou a estiagem na região. O período é de vazante natural dos rios, mas a seca alcança níveis históricos, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas. Por isso, oito municípios das calhas do Alto e Médio Solimões ainda estão na classificação de estado de emergência devido a intensa estiagem.

Os municípios de Amaturá e Benjamin Constant, Japurá, Tefé, Uarini, Maraã, Alvarães e Coari, de acordo com o órgão, enfrentam dificuldades para o abastecimento das cidades.

A Defesa Civil relaciona ainda 26 municípios estão em situação de atenção e outros 25 em estado de alerta.

Os municípios incluídos na classificação de estado de atenção são: Urucará, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Barreirinha, Maués e Boa Vista do Ramos, da Calha do Baixo Amazonas; Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Novo Airão e Manaus, da Calha do Rio Negro; Atalaia do Norte, Tabatinga e São Paulo de Olivença, Calha do Alto Solimões; Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Humaitá, da Calha do Madeira; Boca do Acre e Pauini, Calha do Purus; Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati e Eirunepé, da Calha do Juruá.

Os municípios incluídos na classificação de estado de alerta são: Carauari e Juruá, Calha do Juruá; Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, da Calha do Japura; Nova Olinda do Norte, da Calha do Madeira; Santo Antônio do Içá e Tonantins, da Calha do Alto Madeira e Jutaí e Fonte Boa, da Calha do Madeira;Jutaí e Fonte Boa, da Calha do Médio Solimões; Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, da Calha do Baixo Solimões; Careiro Castanho e Careiro da Várzea; Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Urucurituba e Autazes, da Calha do Médio Amazonas.

Segundo a Defesa Civil, o estado de alerta é o segundo estágio de um desastre, que pode evoluir para uma situação de emergência, quando há prejuízos significativos.

#estiagem #secadosrios #autazes #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Radar