Estiagem e queimadas em Ji-Paraná afetam a vida de pescadores e moradores locais
Por Izabelly Keityane*|
Foto: |
A estiagem em Rondônia é um problema sério e Ji-Paraná, assim como outras áreas do Estado, também foi afetada pela seca neste período de estiagem. Com isso, o município sofreu impactos significativos como na distribuição de água e na agricultura, por exemplo.
Além disso, o baixo nível das águas do Rio Machado causou danos aos pescadores que esperam a possibilidade de subida de rio. “Acredito que dia 12 ao dia 20 vai dar uma enchida boa”, espera o pescador Amos Batista.
Queimadas
Somado a seca no município e altas temperaturas, os moradores dos bairros de Orleans 1 e do Park Amazonas sofrem com o aumento no número de queimadas. Ambos os bairros possuem áreas verdes protegidas.
“No bairro, moram muitos idosos e também crianças que acabam sendo afetadas na respiração. A situação piora uma vez que a região é pouco arborizada e o calor é intenso”, disse um morador, que preferiu não se identificar à reportagem.
Queimada é crime desde 2020 no Brasil e a cidade de Ji-Paraná disponibiliza um aplicativo para que a população possa fazer denúncias. O interessado deve baixar a plataforma (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.amazondev.guardioes_meio_ambiente_app) e fazer a denúncia disponibilizando uma foto da área desmatada. As denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná.