Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Estudante de Rorainópolis vai representar Roraima em Brasília após vencer melhor redação no programa Jovem Senador

Da Redação*
Foto: Divulgação

O aluno Jonathas Lima Nunes, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar, em Rorainópolis, foi vencedor da edição 2024 do Programa Jovem Senador e representará o Estado de Roraima na etapa nacional em Brasília.

O tema de 2024 foi “Os 200 anos do Senado e os desafios e o futuro da democracia” e contou com a participação de estudantes de todo o país, oriundos da rede pública de ensino. Em Roraima, além de Jonathas, mais nove escolas receberão certificados de participação do Programa pelo bom desempenho nas redações.

Glenda Naiane Ribeiro, da Escola Estadual Monteiro Lobato, ficou em 2º lugar, e Bárbara Taliny dos Santos, do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio, ficou em 3º lugar. Ambas receberam certificados de participação.

O Programa Jovem Senador realiza anualmente um concurso de redação que visa incentivar a educação política e cidadã entre estudantes do ensino médio da rede pública. Cada ano é proposto um tema específico, que serve como critério de seleção e participação para a etapa estadual, seguida pela etapa nacional.

Para a seleção das redações vencedoras, as escolas enviam os textos à Secretaria de Educação e Desporto, que escolhe três selecionados na etapa estadual, e destes, um é selecionado para a etapa nacional. Em Roraima foram registradas 1.709 inscrições.

Os primeiros colocados de cada estado vão a Brasília para vivenciar o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Durante a semana de vivência legislativa, todas as despesas serão custeadas pelo Senado Federal, e os alunos participarão das sessões com os senadores.

Entrega do Passaporte

Jonathas recebeu um passaporte informando sobre a sua vitória, um notebook e uma placa comemorativa com seu nome, que será afixada no mural da escola. Para desenvolver o seu texto, Jonathas, que é aluno da 3ª série do ensino médio, pesquisou as ideias que queria defender na sua redação.

“Chegando às conclusões necessárias, parti para o desenvolvimento, que usei para explicar como o problema proposto no tema da redação acontecia, com suas consequências, e na última etapa do estudo, desenvolvi a solução para não prejudicar a democracia”, disse o estudante.

O aluno, que pretende cursar medicina, relatou que trabalhar com o tema foi interessante porque tratou do futuro da democracia no Brasil, contextualizando o processo desde o início. “Achei, de certa forma, divertido fazer a redação, porque eu precisava buscar informações sobre o passado da história do Senado e ao mesmo tempo falar sobre a atualidade e como elas afetam o futuro da democracia”, refletiu.

*Com informações da assessoria

#educacao #jovemsenador #rorainopolis #roraima

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação