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Estudantes do Amazonas inovam ao produzir painel baseado na tabela periódica

Por Redação|
Foto: Prisna Leder/Arquivo Pessoal|

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Balbina Mestrinho, em Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), construíram um quadro representativo da tabela periódica para ser utilizado de forma didática durante as aulas de química.

Além dos resultados alcançados com a didática em sala de aula, foi publicado o artigo “Aspectos históricos da evolução da tabela periódica para a construção e divulgação do conhecimento científico: uma abordagem por meio do PCE/Fapeam”, na revista científica Conjecturas, neste ano.

O PCE é um programa desenvolvido para apoiar projetos de pesquisa dentro da comunidade escolar.

Sob a coordenação da professora da disciplina de Química, Prisna Leder, os estudantes produziram um painel de madeira, representando as classificações de cada um dos elementos químicos da tabela periódica, com o objetivo de fazer com que eles tenham acesso a uma nova e criativa ferramenta de ensino.

“Ao longo do projeto, foram confeccionados modelos didáticos representativos para as principais propostas da atual tabela periódica. Posteriormente, foi elaborado um modelo representativo interativo da tabela, proposto pelo Químico Dmitri Mendeleev e ajustado conforme os estudos do físico Henry Moseley”, explicou a coordenadora.

Na etapa final do projeto, os estudantes também participaram de um jogo de perguntas e respostas com dez questões sobre a história da evolução da tabela periódica.

A pesquisa contou com a atuação direta de três alunos bolsistas durante todas as etapas de levantamento teórico, confecção dos modelos didáticos e, ainda, na divulgação científica para a comunidade escolar. A aplicação do projeto foi realizada, sobretudo, para os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

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