Fé e Devoção: conheça a história da devota de Santo Antônio, Ercila Marques
Por Erick Sebastião* |
Foto: Erick Sebastião |
13 de junho é um dia muito importante para os cristãos, pois comemora-se a memória de Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais conhecidos e queridos principalmente entre o povo brasileiro, no qual o têm como um grande intercessor e protetor junto à Deus.
Em Autazes, os fiéis da Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana também têm um grande apresso pelo santo, visto que o mesmo é padroeiro da cidade vizinha à Autazes, onde se está localizada a Diocese da Paróquia, na Cidade de Borba.
Essa época do ano também se destaca no município, pois os diversos devotos do Santo partem em caravana para a cidade vizinha com a finalidade de pagar promessas e de participar dos festejos do Padroeiro, e dentre esses vários fiéis, um exemplo é o da paroquiana autazense Ercila dos Santos Marques, de 74 anos de idade.
Morando na cidade de Autazes há mais de 57 anos, dona Ercila é uma grande devota de Santo Antônio e afirma ter uma grande ligação e admiração pelo Santo que se iniciou há muitos anos.
Segundo dona Ercila, quando um de seus filhos, Luciano dos Santos Marques, foi acometido por pneumonia quando ainda era criança, em um ato de desespero, ela pediu à Deus pela sua melhora e rogando pela intercessão do Santo, ela acabou tendo seu filho curado. Desde então, ela sempre se manteve participando dos festejos e indo todos os anos em caravana para a sua cidade, em memória e agradecimento do milagre que recebera de Deus.
Segundo dona Ercila, apesar de tudo, seu ato de fé acabou sendo interrompido durante o período da Pandemia quando por motivos de saúde ela acabou parando de frequentar os festejos do santo e de ir junto da caravana de fiéis que saía de Autazes.
Apesar disso, ela sempre se manteve fiel à sua promessa antiga, e mesmo sem poder ir, permaneceu firme nas orações e no seu terço em homenagem ao Santo. Acontece porém, que sua maior ligação com Santo Antônio aconteceu ainda durante o período da Pandemia, quando seu outro filho, Nonato dos Santos Marques, acabou adoecendo, acometido por uma rara bactéria que o fez permanecer em coma por 3 meses, sendo um choque muito grande para ela.
“Eu fiquei desesperada ao ver a vida do meu filho se esvaindo cada vez mais e isso era algo aterrorizante para mim. Eu já havia perdido meu marido anteriormente e a minha filha que veio a falecer justamente por conta da COVID-19. A possibilidade de perder mais um filho era algo terrível”, relembra.
A promessa
Para alcançar a graça da cura de seu filho, dona Ercila pediu com toda força à Deus e retornou à rogar a ajuda de Santo Antônio, prometendo que se ele ficasse curado, ela juntamente com o mesmo, subiria a escadaria da paróquia do Santo de Joelhos rezando o santo terço.
Acontece que, segundo a mãe e os relatos dos médicos, Nonato sofreu de duas paradas cardíacas e depois de várias tentativas sem sucesso os médicos pensaram em desligar o equipamento e desistir dele, porém, algo tocou os médicos e em uma última tentativa, milagrosamente conseguiram reanimar o corpo de Nonato que recuperou os batimentos cardíacos e a respiração.
Ao ver que sua prece havia sido atendida, dona Ercila louvou e agradeceu muito à Deus e a Santo Antônio pelo milagre, por ter dado a oportunidade do seu filho “Nascer de Novo” e de permanecer junto à ela.
“As pessoas às vezes me perguntam porque eu recorro tanto ao santo Antônio, porque eu não rezo diretamente à Deus e peço para ele. Acontece que santo Antônio é grande exemplo para mim e graças à sua intercessão que age como um advogado em minhas causas, pedindo à Deus por elas, meus filhos estão vivos hoje e posso respirar aliviada sabendo que Deus sempre há de me escutar, ainda mais porque eu tenho um amigo que intercede por mim no céu, assim como Jesus”, ressalta.
Atualmente, tanto dona Ercila quando seu filho Nonato se encontram muito bem, a cada pequeno passo de recuperação que seu filho dá, é uma alegria e júbilo que sua mãe sente, sabendo que cada vez mais ele está perto de retornar para casa e para seus braços. E sobre a promessa que ela fez, segundo a mesma, ela aguarda apenas a recuperação total de seu filho, que assim que puder caminhar, irá pessoalmente junto dela à Paróquia de Santo Antônio agradecerem pelo milagre que receberam.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.