Festa Baphonica: o amor e a arte contra o preconceito em Ariquemes
Por Mayssa Ludmila*|
Foto: Divulgação |
O município de Ariquemes, em Rondônia, está prestes a testemunhar uma explosão de amor, música e arte como nunca antes com a Festa Baphonica. Criado pela ativista Laiane Santos, uma canceriana apaixonada pela música, bissexual, formada na área da saúde, de 31 anos, o evento tem como intuito desafiar estereótipos e promover a aceitação em meio a desafios persistentes de preconceito e machismo.
Surgido em 2021, Laiane e seus amigos Thiago Radar e Wallison Alves criaram um espaço onde a arte e a representatividade pudessem brilhar. Todos já eram artistas em suas próprias formas e isso, deu vida às ideias inovadoras que moldaram a Baphonica. Entretanto, não foi fácil para eles. Ariquemes, como muitas outras cidades, ainda enfrenta desafios significativos de não aceitação da comunidade LGBTQIA+.
“Não é nada fácil realizar o evento, infelizmente não recebemos muitos apoios, somos um tabu se quebrando”, afirmou ela, que acredita que a Baphonica tem o poder de transformar mentalidades. “Acredito que pode sim termos mudado em algo, desde nossa primeira edição, decidimos ir com tudo, trouxemos performances que arrepiavam o público dos pés à cabeça. É assim que vejo a arte, arte é amor, afeto, arte é cuidar da alma.”
Os três amigos prometem e garantem que será um evento marcante que desafia as normas sociais, celebra a diversidade e, mais importante, promove o amor e a aceitação. “O amor é lindo demais para ficar no armário, vem para Baphônica Jungle”, finaliza Laiane.
Programação
A Baphonica está marcada para o dia 14 de outubro, no Café com Rock, localizado na avenida Tancredo Neves, com início a partir das 22 horas. O evento contará com o especial BaphôGummy, um suco com um toque especial dos produtos da patrocinadora Isis Desejos. Os ingressos estão no último lote custando R$ 60 cada ou R$ 100 dois ingressos. Além disso, a promoção do adesivo oferece descontos especiais para aqueles que mostrarem o adesivo da Baphonica.
Os artistas confirmados trazem consigo histórias de luta e conquista, servindo como modelos inspiradores para a comunidade LGBTQIA+ de Ariquemes. Entre eles estão: Dj Luan Linhares, Mister Trans Norte (2023); a talentosa Potty, a Rainha Drag (2023); Nanda Rocha, uma vencedora de destaque em um quadro no programa do Ratinho no SBT; e Dj DUNIC, uma DJ Drag Queen que encanta com beleza, talento e simpatia. Aguardando apenas a confirmação de sua nova artista de Jaru.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes.