
Festival Folclórico de Parintins 2022 acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho










Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Fotos: Antônio Lima |
Após o adiamento por dois anos, devido a pandemia de Covid-19, foi confirmado pelo Governo do Amazonas na manhã desta sexta-feira (11), a realização do 55º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 24, 25 e 26 de junho. A data muito aguardada pelos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido foi divulgada em coletiva realizada no palco do Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
A economia da cidade de Parintins foi diretamente afetada desde o início da pandemia em 2020. O festival é a principal fonte de renda do município que tem como ponto forte o artesanato e o turismo.
No início da cerimônia foi assinado o termo de patrocínio máster da Coca-Cola ao festival com a presença dos presidentes do Caprichoso, Jender Lobato, do presidente do Garantido, Antônio Andrade, do governador Wilson Lima e o representante da empresa. A empresa varejista Bemol também é uma das patrocinadoras da festa que melhor representa a cultura popular amazonense.
Na ocasião, Wilson Lima confirmou ainda o patrocínio do governo no valor de R$10 milhões, sendo R$5 milhões para cada boi. “Temos trabalhado muito para combater a fome e eu não vou medir esforços para fazer as coisas acontecerem. E eu vou fazer tudo o que for possível, dentro dos limites legais e orçamentários, para investir na cultura e em todos os segmentos importantes que geram emprego e renda”, afirmou o governador.
Para o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, o retorno da festa representa não apenas o retorno econômico para Parintins, mas também a esperança por dias melhores. “Nós estamos muito felizes, o retorno do festival traz de volta a nossa esperança, traz de volta milhares de empregos. Eu sempre digo que o Festival de Parintins não representa apenas três dias de festa, ele representa a maior fonte de renda da nossa cidade”, afirmou.
Já para Antônio Andrade, presidente do Garantido, a volta do festival é um momento de superação e que há muito trabalho pela frente. “Vai ser com certeza o maior festival de todos os tempos, mas precisaremos de muita colaboração porque são dois anos sem festival, tivemos muitas perdas, a cheia alagou nossos galpões mas nós temos certeza que vamos fazer um grande festival, temos a felicidade de dar esse pontapé inicial e digo pra nação vermelha e branca que o Garantido voltou e o festival vai acontecer”, contou.
No evento foi divulgado ainda o calendário de eventos que antecedem o festival, além do lançamento do aplicativo de informações úteis sobre Parintins e sobre o festival, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
O festival acontece tradicionalmente todos os anos na última semana de junho, na cidade de Parintins, conhecida como a ilha da magia. A festa faz parte do Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e acontece desde 1965, no Bumbódromo, local com capacidade para 35 mil pessoas e com formato de cabeça de boi.
Novo decreto tira obrigatoriedade das máscaras
Antes do evento, em coletiva do Comitê de Enfrentamento da Covid foram anunciadas decisões que começam a valer após a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado. As principais mudanças para a população, serão: a não obrigatoriedade de máscaras em locais abertos e os eventos passam a funcionar sem restrição de horário e ocupação.
Oferecimento:

