Festival do Mocambo: Por dentro da festa do povo do interior de Parintins
Por Carlos Alexandre |
Foto: Aguilar Abecassis |
Quando se fala em manifestação cultural no Amazonas, logo nos remetemos ao Festival Folclórico de Parintins, entretanto, o interior da Ilha dos bois Caprichoso e Garantido, esconde um Festival que deve ser conhecido por todos, uma festa confeccionado pela comunidade, pelo povo, por torcedores dos bois Touro Branco e Espalha Emoção, além deles se apresentam pássaros e quadrilhas.
O evento ocorre na primeira semana do mês de agosto. Mas o que faz o Festival da Comunidade Mocambo do Arari diferente?
O evento cultural em seu regulamento não autoriza a utilização de ferro, de roldanas para a melhor circulação das alegorias, ou de utilização de cabos de aços para os movimentos alegóricos. Os artistas, em sua maioria da própria localidade, constroem seus módulos alegóricos em cima de bases de madeiras, as roldanas também são confeccionadas em madeira, os movimentos alegóricos são feitos com cordas e cipós. Já as lanças que conduzem os itens são feitas de galhos de árvores e literalmente vergam mais não quebram.
A forma artesanal de como os artistas confeccionam seu espetáculo chamou a atenção de Wigder Frota que sai dos Estados Unidos todos os anos e passa praticamente 24 horas dentro de um avião até chegar em Parintins e, depois mais seis horas de barco ou uma hora de lancha rápida para chegar a comunidade. “É um Festival impressionante, contagiante e dinâmico”, afirma o turista que registra tudo fotograficamente.
O artista plástico Rossy Amoêdo também acompanhou o evento e exaltou a criatividade dos artistas da localidade. “No Mocambo, os artistas transformam o simples em espetáculo. Todo o mecanismo das alegorias é feito de madeira, cipó, palha, e a originalidade aqui é muito bonita de se ver”, afirmou.
O Festival do Mocambo a cada ano que passa chama a atenção dos artistas dos bumbás Caprichoso e Garantido que também participam das apresentações. Este ano, por exemplo, os pajés Adriano Paquetá do Garantido e Erick Beltrão do Caprichoso tiveram participações no Espalha Emoção e Touro Branco respectivamente.
Depois de três anos consecutivos o Touro Branco conseguiu desbancar o Espalha Emoção e sagrou-se campeão da 18ª edição do Festival Folclórico do Mocambo do Arari.