Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Gênesis Esporte Clube utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento social de crianças e jovens

Por Fernando Acioli |
Fotos: Arquivo Pessoal Cley Santos |

O projeto sócio esportivo Gênesis nasceu em setembro de 2020 com o objetivo de utilizar o futebol e o futsal como instrumentos de desenvolvimento social de crianças e jovens. O Gênesis Esporte Clube atende cerca de 91 atletas divididos em seis categorias: sub 11, sub 15, sub 17, sub 18, sub 20 masculino e feminino.

“Para participar do projeto, basta gostar de futebol e observar algumas regras internas que precisam ser seguidas, regras com fundamentação cristã, que visa o bem estar e a harmonia do projeto.” Conta Clay Santos um dos idealizadores do Projeto.

Para atender o maior número de participantes o Gênesis realiza seus treinos em três lugares: Ginásio Coberto da Morada do Sol, Praça da Juventude e na Escola Maria Eva dos Santos. Uma comissão técnica formada por seis voluntários: Cley Santos, Tiago Almeida, Carlos Micaio, Jhon Erick, Ana Santos e Felipe. Juntos, eles transmitem para a garotada os fundamentos do esporte, através de estratégias didáticas que buscam causar nos atletas, a aprendizagem do trabalho em grupo, além de serem estimulados ao diálogo, ao respeito aos pais e às autoridades, entre outros valores.

Clay conta que sua formação como Capelão, influenciou diretamente no desenvolvimento do projeto. “Sou formado em Capelania Assistencial, então todo o projeto é fundamentado em cima dos ensinamentos da Capelania Esportiva”. A capelania esportiva é um chamado vocacional que leva os valores do evangelho aos atletas, esportistas e todos que estiverem relacionados ao esporte.

O projeto Gênesis vem criando oportunidades para que crianças e adolescentes de Presidente Figueiredo possam desenvolver habilidades esportivas, aliadas a uma formação humana integrada a valores cristãs. “O objetivo principal do projeto é o bem-estar dos jovens que chegam até nós, é ajudá-los não só esportivamente, mas espiritualmente e psicologicamente, e estar com eles nessa fase muita das vezes turbulenta da juventude.” Ressalta o professor Cley.

Unir a paixão pelo esporte e a paixão pelo Evangelho de Cristo é a realização de vida de Cley Santos, um jovem figueiredense que vê o esporte como instrumento de transformação social, se dedicando diariamente a realização desse projeto. “Nosso sonho com o Gênesis é ter mais estrutura e recursos para atingir os nossos objetivos junto aos jovens. Também avançar para outras modalidades esportiva.” Explica.

Mais que um projeto, o Gênesis é um time competitivo que se faz presente na maioria das competições esportivas do município como: Copa Jair Santos, Taça Galo da Serra e diversas outras. Esse ano os atletas do sub 17 estarão disputando pela primeira vez a maior competição de categoria de base do Amazonas que é a Copa das Cachoeiras.

“A gente procura ser competitivo, participar de todas as competições possíveis, infelizmente, isso depende muito do valor da inscrição para participar. Mas nada nos desanima, estamos trabalhando para que nossos jovens se tornem exemplos positivos para outros jovens, e que no futuro eles se tornem bons cidadãos e que possam fazer a diferença na sociedade ajudando outras pessoas.” Finaliza Cley Santos.

#projetosocial #genesis #presidentefigueiredo #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Esportes