Gestantes e puérperas começam a receber a vacina bivalente em Ji-Paraná
Por Redação |
A segunda fase da aplicação da vacina bivalente da Pfizer foi antecipada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Agora, gestantes e puérperas podem receber o reforço contra a Covid-19.
A imunização acontece nas dez unidades básicas de saúde (UBSs) urbanas, de segunda a quinta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h. Nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, a vacinação será realizada às terças e quartas-feiras, das 8h às 13h.
Inicialmente, a fase 2 da vacinação bivalente iniciaria em 20 de março, mas foi antecipada para ampliar a cobertura vacinal contra a doença. O informe técnico do Ministério da Saúde (MS), que determinou as normas para a imunização, destacou que os municípios têm autonomia para avançar às fases, conforme a disponibilidade de vacina e contexto social.
Com a mudança, a Prefeitura de Ji-Paraná também deverá adiantar as fases 3, com a vacinação dos profissionais da Saúde, e 4, com a imunização de pessoas com deficiência permanentes, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional. As datas serão informadas de acordo com a liberação do imunizante para cada público.
A vacina bivalente oferece proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes. Para receber a imunizante da Pfizer, é necessário que a pessoa tenha finalizado o esquema primário com a vacina monovalente (primeira e segunda dose) e ter quatro meses de intervalo entre a última dose e o reforço.