Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Grupo de corrida propõe vida saudável e bem-estar para população de Autazes

Por: Sara Souza/Equipe No Ar |
Foto: Divulgação |

“Minha corrida, meu desafio” este é o lema do Autazes Runners, um projeto de corrida que iniciou no primeiro semestre de 2021 e que segue em expansão. O idealizador do projeto é Caio Cruz, que descobriu sua paixão por corridas após experimentar a prática em 2015, quando recebeu o convite do seu cunhado que é ultramaratonista, e daí em diante não parou mais.

A ideia do projeto surgiu quando Caio viu no hábito de correr  um efeito positivo na sua saúde, além de trazer muito mais qualidade de vida às pessoas que também praticam esta atividade física. “Meu irmão que é diabético se queixava de dores nas pernas, aí então eu chamei ele pra correr e dei a ideia de iniciarmos um projeto de corrida, e aí comecei com ele, e passou as semanas e ele me disse que as dores e dormências estavam passando. Hoje em dia as pessoas já vem automaticamente, sem precisar de convites etc”.comenta o corredor.

O projeto independente foi criando forma, e Caio Cruz viu a necessidade de convidar um educador físico para auxiliá-lo, e fazer um acompanhamento mais técnico às pessoas que estavam entrando no Autazes Runners  para evitar qualquer dano ou lesão corporal. “Convidei o professor de Educação Física, Augusto. Expliquei para ele o projeto e ele abraçou a causa junto comigo”,disse Cruz.

Caio explica que o Autazes Runners não possui uma faixa etária para treinamento, e não visa competição entre os atletas, além de ser  um projeto livre e para qualquer pessoa que deseja criar o hábito de correr e melhorar a qualidade de vida. 

“É um projeto em que deixamos as pessoas livres para alcançar as próprias metas, de acordo com suas necessidades e tempo de cada um. Damos o apoio técnico e motivamos a criar hábitos saudáveis como fazer exercícios e se alimentar regularmente”, comenta o idealizador do projeto.

Para o educador físico  Alexandre Carvalho, o Autazes Runners é mais que um projeto de corrida, ele visa também a socialização das pessoas, fazendo com que em grupo um incentive o outro; e poder dar o suporte técnico necessário para que as pessoas evitem danos físicos, é uma satisfação muito grande. “ Para mim é uma satisfação grande fazer parte deste projeto, que é totalmente voluntário, e não cobra nada das pessoas, apenas desejamos que elas se superem”. comenta o professor. 

E superação é a palavra que define o corredor Jeremias Siqueira, que também faz parte do projeto desde o início comenta que já perdeu cerca de 10kg desde que entrou no Autazes Runners. 

“Eu comecei a seguir as orientações e treinamentos adequados do professor, e vi que estava tendo mais resultados do que apenas caminhar”. disse o corredor. “Aquela satisfação de subir na balança e ver aquela diferença de peso, chega dá vontade de pular de alegria, sério mesmo. Podes vestir aquelas roupas que eu não vestia mais é muito gratificante” conclui Jeremias.

No final de 2021 aconteceu a primeira corrida oficial do Autazes Runners, e contou com premiações e medalhas para os primeiros colocados.

Os treinos de corrida acontecem no Parque da Exposição (onde acontece o Festival do Leite) de segunda a sábado das 17h às 18h, e é aberta à todos, desde aquele que está iniciando uma vida mais saudável aquele que já tem um ‘pique’ de corredor, mas deseja ter um acompanhamento profissional para melhorar o seu desempenho.

Oferecimento:
Últimas notícias em Esportes