Igreja de Novo Céu/Autazes é elevada à categoria de Paróquia por Diocese de Borba
Por Erik Sebastião* |
Foto: Erick Sebastião |
Pelas mãos de Dom Zenildo, a Diocese de Borba elevou a Comunidade São José no distrito Novo Céu em Autazes à Paróquia e empossou o Padre Francisco Sebastião como pároco local. A cerimônia de elevação foi realizada na manhã de domingo, 19/03, no qual é celebrado a solenidade de São José.
A celebração iniciou-se às 9h, sendo presidida por Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Bispo Diocesano e concelebrada pelos padres José Amarildo, Jair Vieira Alves, Francisco Level, Francisco Sebastião, além do Frei Denilson e Irmão Eliomar Pereira, ambos pertencentes à congregação Redentorista.
Em sua homilia, Dom Zenildo incentivou a caminhada da nova Paróquia de São José e de seu mais novo Pároco, Padre Francisco Sebastião, a fim de sempre permanecerem firmes e unidos, vivenciando a oração, a caridade e se comprometendo com os projetos da igreja em especial o Dízimo.
Em seguida, fez a entrega das chaves da igreja ao Pároco, simbolizando a responsabilidade e a autoridade que ele passa a ter sobre a mesma; as chaves do Santíssimo, a responsabilidade e o zelo que ele deve ter para com o corpo Eucarístico do Senhor; a Jarra Batismal, a autoridade para realizar o sacramento do Batismo na Paróquia; e a Estola Roxa, a autoridade em realizar o sacramento da reconciliação, perdoando e conduzindo à salvação aos seus paroquianos, não somente da comunidade São José, mas de todas as 19 comunidades pertencentes ao distrito do Novo Céu.
Em entrevista exclusiva ao Portal No Ar, o padre Francisco ressaltou estar muito feliz com a missão a ele confiada.
“Espero poder caminhar por muitos anos junto dessa Paróquia e desse povo, organizar vários grupos pastorais e obras boas pela região, a fim de vivenciar a vida sinodal cada vez mais, assim como o Papa Francisco nos incentiva e orienta”, disse.
Ao fim da Celebração, Padre Jair, Padre Francisco Level e Padre Amarildo também deram seus testemunhos, parabenizando e orientando a jornada de Padre Francisco Sebastião e da Paróquia São José.
Sobre a Comunidade São José
A comunidade foi fundada em 1974 pelos senhores José Gomes Farias, Vicente Arigó e Manuel Feitosa, que eram moradores da Vila e Devotos de São José. De início, a Igreja de São José foi construída de frente para o rio, e no ano de 2000, passou a ser sediada na praça da vila.
Em outubro de 2005, a comunidade recebeu seu primeiro padre, o sacerdote Jairo Bezerra dos Santos que, por três anos e cinco meses, evangelizou na região, sendo sucedido por Padre Ademir, Padre Izael Santos, Padre Cleuto Rodrigues, Padre Ramiro, Padre Cláudio, Frei Eduardo Dias e atualmente tendo como padre o sacerdote Francisco Sebastião. A comunidade também contou com o apoio das irmãs Calvarianas que atuaram na Vila Novo Céu por volta de 2011.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autaazes.