Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Indígenas da Aldeia Arara recebem fertilizantes para produção rural em Ji-Paraná

Por Redação |
Foto: Divulgação |

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), em parceria com a Emater-RO, realizou a cerimônia de entrega de ácidos húmico e fúlvico na Terra Indígena Igarapé Lourdes, na Aldeia Arara Iterap, na Linha 128.  Mais de 30 produtores indígenas participaram do encontro e foram capacitados no local.

Cerca de 300 quilos dos fertilizantes foram entregues na TI que fica há 65 quilômetros de distância de Ji-Paraná. Aproximadamente, 70 famílias moram na região que engloba dois povos, Arara e Gavião, com um total de 185 mil hectares.

A Semagri já entregou mais de oito toneladas de ácido húmico para os produtores rurais. Em 2022, em média, 10 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações realizadas.

“É a primeira de muitas ações que pretendemos realizar neste ano. O prefeito tem esse olhar de andar junto, participar e trazer o que estamos usando de melhor lá fora para dentro das aldeias. Assim, fomentamos a agricultura familiar nas terras indígenas.”, afirmou Adam Alcântara, secretário da Semagri.

Durante o encontro, técnicos da Emater-RO realizaram uma capacitação com os membros da aldeia para o uso correto do mineral na produção, orientando sobre as substâncias e exemplificando erros e acertos. “O ácido estimula o enraizamento das plantas, contribui para uma agricultura mais equilibrada e, consequentemente, fazendo tudo da maneira correta, eles terão grandes resultados para consumo e venda.”, afirmou o diretor técnico da autarquia, Raphael Cidade.

Essa é a primeira entrega de produtos em 2023. Na próxima semana, a Emater-RO em parceria com a Semagri deve entregar também mudas de café para o cultivo. Na TI Igarapé Lourdes, eles investem na produção de milho, banana, castanha-do-brasil e batata doce.

“É a primeira vez que estamos recebendo esse apoio, nós agradecemos muito e queremos continuar produzindo cada dia mais. A partir de agora, vamos impulsionar a comercialização dos nossos produtos”, afirmou o cacique, Firmino Arara.

 

#PovosOriginários #Indigena #JiParana

Oferecimento:
Últimas notícias em Radar