Iranduba recebe evento com ações sociais e ambientais entre os dias 16 e 17/10
Por Redação |
Fotos: Tiago Corrêa/UGPE |
Entre os dias 16 e 17/10, o município de Iranduba receberá receberá a oferta de serviços e ações das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O evento conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
As atividades serão realizadas das 8h às 16h, na Escola Estadual Cecília Carneiro de Oliveira, na avenida Amazonas, bairro Novo Amanhecer. A programação abrange serviços de cidadania e direitos humanos, além de oficinas de capacitação e palestras para a população.
A Sejusc vai oferecer serviços como emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Passe Legal – que garante o transporte intermunicipal gratuito para Pessoas com Deficiência (PcDs), além de atendimento do Crédito Mais Inclusão, que auxilia PcDs autônomos ou seu responsável legal, no financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos.
Também será feito cadastro para o programa Empreender no Envelhecer, que apresenta linhas de crédito em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para pessoas acima de 45 anos em situação de vulnerabilidade social.
Serão oferecidos ainda, pela Sejusc, atendimento psicossocial, orientação jurídica, inscrições para os cursos de capacitação em maquiagem para iniciantes e crocheteira, além de orientação sobre aquisição de cadeira de rodas. Haverá também atividades didáticas da Trilha da Proteção e Musicalidade para o público infantil.
A UGPE e Sedurb, em parceria com o Unicef, irão realizar oficinas sobre reaproveitamento da água, palestra sobre cuidados com a estiagem, entrega de kits ecológicos, oficinas de produção de sabão a partir do óleo de cozinha, exposição de itens para tratamento da água, além de exibição de filmes de curta duração sobre educação ambiental.
O Idam vai realizar palestra sobre Bioinsumos e Agroecologia, distribuição e troca de mudas e sementes, mostra e venda de produtos orgânicos e convencional, além de mostra de meliponicultora (atividade de criação de abelhas nativas sem ferrão).