Itacoatiara recebe rodeio profissional e internacional; evento será realizado no fim de agosto e início de setembro
Por Jasmin Viana * |
Fotos: Divulgação |
Nos dias 30 e 31 de agosto, e 1 de setembro, Itacoatiara se prepara para receber o Rodeio Profissional e Internacional, um dos eventos mais aguardados e importantes do calendário cultural da cidade. A festividade, que ocorrerá no Campo do Grêmio Cabos e Soldados – Santo Antônio, promete agitar a cidade, trazendo emoção e entretenimento para os amantes das montarias em touros e para toda a população.
O rodeio deste ano contará com a principal atração, que são as emocionantes montarias. Os peões, tratados como verdadeiros atletas, competem para dominar os touros, que são igualmente bem cuidados e preparados para o evento. A organização garante a presença de veterinários para assegurar o bem-estar dos animais, que são submetidos a rigorosos exames de saúde antes da competição. Além das montarias, o evento contará com shows musicais que destacarão cantores locais e regionais, proporcionando um entretenimento diversificado para o público.
Na semana anterior ao rodeio, no dia 24 de agosto, será realizada a escolha da Rainha do Rodeio, no Caboclo Restaurante e Choperia. Doze candidatas, de Itacoatiara, competirão pelo título, que inclui também as faixas de primeira e segunda princesas.
O Rodeio de Itacoatiara não é apenas uma festa de entretenimento, mas também um evento com grande impacto econômico para o município. Hotéis, bares, restaurantes e postos de gasolina registram aumento significativo no movimento, gerando cerca de 40 a 50 empregos informais diretamente e movimentando até 700 postos de trabalho em geral.
Os microempreendedores locais também se beneficiam, uma vez que a organização, em parceria com a Associação Mãos Solidárias, oferece tendas gratuitamente para os comerciantes. Essa ação busca incentivar o comércio local, proporcionando uma oportunidade de renda para diversos empreendedores da cidade
Surgimento do Rodeio, em Itacoatiara
O Rodeio Profissional de Itacoatiara teve sua primeira edição em 2009, idealizado por Juan Rolon, um apaixonado pelo esporte. Nascido no estado de Mato Grosso, Juan se mudou para Itacoatiara em 2008. Antes disso, ele teve uma carreira como peão de rodeio até os 23 anos, interrompida por um grave acidente que o afastou das arenas.
Ao se estabelecer na cidade, Juan percebeu o potencial do local para abrigar um grande evento de rodeio. Inspirado pela sua paixão e pela carência de eventos desse nicho na região, ele buscou a profissionalização do rodeio local junto à Confederação Nacional de Rodeios (CENAR). Assim, nasceu o primeiro rodeio profissional de Itacoatiara, realizado no Centro de Eventos.
Desde então, o evento cresceu e se consolidou como o maior rodeio da região norte, carinhosamente apelidado de “Barretão do Norte”. Além de trazer entretenimento e emoção, o rodeio tem sido uma plataforma para o desenvolvimento de novos talentos, como peões e artistas, que já se destacam em competições fora do estado. Para mais informações sobre o evento, acesse o Instagram: @rodeioitacoatiara ou o Facebook: Juan Rolon.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara