Jamy Campos: uma vida dedicada ao esporte e à educação
Por Eduardo Félix*
Fotos: Eduardo Félix/ Arquivo Pessoal
Jamy de Carvalho Campos, 64, é uma figura marcante em Careiro, com 37 anos de experiência como professor na rede estadual e técnico em diversas modalidades, como handebol, futsal, voleibol, atletismo, xadrez, tênis de mesa e natação.
Em uma entrevista exclusiva concedida ao portal No Ar, Jamy Campos contou sua trajetória como educador e técnico.
“A minha trajetória profissional como professor de educação física começou na escola estadual Thomé ferreira Santiago, nas séries de ensino fundamental 1, 2 e magistério. Hoje, estou no Ensino médio. Como técnico na mesma escola, comecei a formação dos atletas para a participação dos jogos escolares do Amazonas em modalidades de quadra e atletismo”, destacou.
Jamy enfrentou diversas dificuldades importantes ao longo de sua trajetória esportiva, mas talvez a maior delas tenha sido a formação e a preparação dos jovens atletas para os Jogos Escolares do Amazonas.
“A formação e preparação dos jovens que não possuíam conhecimentos técnicos nas modalidades coletivas de handebol, vôlei, futsal e atletismo foram os principais desafios da minha jornada. Pois, no período, só existiam duas modalidades no município que eram futebol de campo e o futebol de salão, hoje futsal”, explicou.
Ao longo de sua trajetória profissional, Jamy teve que lidar com as responsabilidades profissionais de forma eficiente. Ele contou como conseguiu equilibrar a responsabilidade de professor e treinador.
“O equilíbrio entre a função de professor e treinador foi a dedicação nos períodos de folga pós-aula, pois, no passado, o governo não disponibilizava horas extras para a prática esportiva”.
O professor e técnico já foi campeão de diversos jogos estaduais, conquistando títulos nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), eventos escolares que ocorrem anualmente no estado.
“A experiência de conquista foi marcada pela certeza dos resultados positivos, devido à dedicação e ao interesse dos alunos-atletas na preparação para os Jogos Escolares”, ressaltou Jamy.
O educador afirmou que a parte mais significativa de sua trajetória é quando se depara com alunos com os quais contribuiu para a formação pessoal e profissional.
Com a aposentadoria se aproximando, Jamy planeja continuar na preparação de atletas. Através do seu legado, tem o desejo de incentivar outros instrutores e treinadores a a da continuidade nos treinamentos e preparações de atletas para irem em busca de formação profissional.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Careiro