Ji-Paraná oferece projetos de esporte para adolescentes e adultos gratuitamente
Por Izabelly Keytiane* |
Foto: Arquivo CCS |
Os habitantes de Ji-Paraná estão cada vez mais interessados em praticar esportes. Após a pandemia, muitas pessoas optaram por mudar seus estilos de vida, o que levou a um aumento significativo na busca por atividades esportivas como forma de exercício físico.
Consequentemente, os projetos esportivos na região tiveram satisfação considerável. Destacam-se, especialmente, os projetos de vôlei, como o CTDE, comandado pelo professor Alvanei Fornel, e o Lvjipa, liderado por Fabio Sales Firmo. Essas iniciativas têm se destacado não apenas por atenderem a um grande número de adolescentes, mas também por possuírem vezes adultos.
Essas equipes participaram de campeonatos municipais, como a Copa Sesc e a Taça AABB, bem como estadual, incluindo a Copa ACV e a Copa APAVEO, o que tem contribuído para um maior reconhecimento dos atletas locais, ocorreu, inclusive, na convocação de diversos atletas de Ji-Paraná para os corredores de Rondônia.
A concretização desses projetos conta com o apoio da prefeitura do município, além de academias e escolas que cedem suas quadras para os treinos. Outro esporte que merece destaque é o basquete, com um projeto singular na cidade, que tem experimentado um crescimento notável, atraindo um grande número de adolescentes.
Esse projeto promove, inclusive, o próprio campeonato, a Taça Jipa, que já está em sua 5ª edição e conto com a participação de aproximadamente 12 times de diferentes partes do estado, sendo 8 times masculinos e 4 femininos. Essa iniciativa também recebe o apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Semes).
Para a realização dos treinamentos e possíveis campeonatos, a prefeitura disponibiliza o Ginásio Poliesportivo Girivaldo José de Souza (Gerivaldão). Enquanto o projeto CTDE é voltado para adolescentes, o Lvjipa concentra-se no público adulto. Ambos os projetos são gratuitos e mais informações podem ser encontrados em suas páginas no Instagram, @Lvjipa e @ctdegdoficial, assim como a do basquete de Ji-Paraná, @basquetejipa.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná.