Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Jovem da Etnia Kambeba representa o Brasil em evento que debate a educação indígena

Por Jhonata e Regianny D’Paula |
Foto: Divulgação |

Daniele Cruz, 20 anos, jovem da nova geração dos povos indígenas Kambeba, participou da 19º edição do Congresso Latino-americano e Caribenho de estudante, realizado em Caracas, na Venezuela. O evento reuniu lideranças de vários territórios, além da participação de estudantes da América Latina, das Caraíbas e de África para falar sobre o futuro da educação e as novas possibilidades de alcance para a população indígena.

Realizado a cada dois anos pelo CLAE (Congresso Latino Americano e Caribenho dos Estudantes), o evento teve como lema em 2022 “Da resistência à revolução – outra América é possível”, e contou com extensa e diversificada agenda de discussões sobre os desafios políticos e educacionais comuns e a integração de suas lutas.

De acordo com Daniele, estar em um outro país pela primeira vez foi uma experiência marcante e especial.

“Poder representar meu povo foi umas das melhores experiências da minha vida. Estar na Venezuela e falar sobre meu território e o poder da educação foi um privilégio único”, disse.

Do Rio Cuieiras para o Mundo

Natural da comunidade Três Unidos, às margens do Rio Cuieiras, no Amazonas, a Jovem quer usar sua voz para representar seu povo e sonha em uma vida mais justa para todos.

“Desde criança sempre me engajei em projetos que pudessem fazer com que minha voz fosse ouvida por muitas pessoas. Hoje eu posso usar isso ao nosso favor. Ser voz para quem precisa e não tem. Juntos somos mais fortes”, concluiu.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo.

#congresso #latinoamericano #representante #brasil #jovem #indigena #kambeba #presidentefigueiredo #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação