Jovens Comunicadores: a vez e a voz de quem produz conteúdos em cidades amazônicas
Por Bruce Andrade |
Fotos: Arquivo pessoal |
Quando a jovem Mayssa Ludimila, de 18 anos, moradora de Ariquemes (RO), começou a escrever conteúdos para o No Ar Portal, nem imaginava que sua vida poderia ser impactada diretamente por essa experiência.
Integrante dos Jovens Comuincadores, projeto de Educomunicação da Bemol Digital, a agora acadêmica de Desing Gráfico, tem sido responsável por contar histórias de pessoas reais que superam obstáculos por meio do empreendedorismo, por exemplo, ou até mesmo, comunicar os fatos mais relevantes relacionados à sua cidade, seja através de textos, fotos ou vídeos.
“O projeto me ajudou muito em questão de descobrir meus reais objetivos. Eu perdi a timidez em minha escrita e comecei a me dedicar mais na hora de escolher as pessoas para uma entrevista. Além disso, me ajudou a perder a vergonha com a voz pelos vídeos. Fico extremamente feliz por participar da iniciativa e de ver o quão pacientes e prestativos são os jornalistas conosco”, ressaltou.
Para o jornalista e coordenador do projeto Jovens Comunicadores José Neto, “A Amazônia é rica em fauna, flora e cultura e nada mais especial que as pessoas que moram nela, possam contar sobre suas realidades. Cada história, movimento, evento, é sempre o olhar de jovens que moram no Norte do País. Além da entrega que eles fazem para a sociedade como um todo, que podem acompanhar as notícias através de um portal de notícia, eles estão cada vez mais preparados para a vida adulta, com o ingresso ao mercado de trabalho e até mesmo para o empreendedorismo”, complementa.
Engajado neste contexto, Erick Sebastião, morador de Autazes (AM), tenta fazer do No Ar Portal o principal canal de comunicação para seus conterrâneos que diariamente enfrentam os desafios e desfrutam da beleza de morar em uma cidade situada no coração da Amazônia.
“Eu vejo (a minha atuação no Portal No Ar) como uma forma de ajudar as pessoas positivamente. O Portal No Ar é uma ferramenta no qual eu posso levar comunicação às pessoas, mostrar a história do meu município e do meu povo para o mundo, desde o grande empreendedor, ao pequeno agricultor, as nossas festas, lendas e culturas locais”, afirmou.
Protagonismo
A multiplicação de comunicadores pelas cidades amazônicas na internet não só oferece outras perspectivas acerca do que acontece nessas localidades (geralmente esquecidas pela cobertura das grandes mídias), como também valoriza o que ocorre de forma genuinamente local. Atualmente, a força dos Jovens Comunicadores do No Ar, também faz com que outros veículos de comunicação reconheçam suas narrativas, gerando uma rede de conexões e compartilhamento de informações.
“Ao compartilhar as reportagens no portal, percebo que muitas pessoas comentam sobre o trabalho realizado no mesmo. Recentemente, tive a oportunidade de participar de um podcast e fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que reconhecem e elogiam o portal, valorizando suas reportagens, histórias e qualidade de escrita”, revelou Nívea Tamer, moradora de Itacoatiara (AM).
Com pouco mais de dois anos de existência, o Portal No Ar tem experimentado um crescimento constante, alcançando um público cada vez maior e despertando interesse entre aqueles que ainda não o conhecem. O número de visitantes tem aumentado consideravelmente, superando em muito, os números das primeiras semanas, e os vídeos publicados têm alcançado uma ampla audiência.
“É surpreendente saber que o alcance do portal se estende até mesmo a lugares distantes, como Portugal, onde pessoas acompanham suas publicações. A percepção de que essas histórias estão chegando cada vez mais longe é verdadeiramente emocionante, pois mostra o poder e o impacto do trabalho que realizamos”, concluiu.
Sobre os Jovens Comunicadores
O projeto tem como objetivo levar a perspectiva dos jovens de cidades das cidades do interior da Amazônia Ocidental para o mundo, por meio de práticas de educomunicação, onde representantes de cada localidade divulgam as notícias mais relevantes sobre suas comunidades, promovendo assim, um intercâmbio entre comunicação, jornalismo e educação, pensado especificamente para os desafios da Amazônia.
Sobre o No Ar
O No Ar foi criado em março de 2022 com o objetivo de comunicar as notícias mais relevantes e contar histórias que agreguem valor às cidades e às pessoas dos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Em pouco mais de um ano e meio de existência, já foram publicados mais de 1.330 conteúdos jornalísticos no Portal e mais de 2.330 posts nas redes sociais (Facebook e Instagram).