Julho Coral aborda a participação da família na garantia de direitos e deveres do Eca em Ji-Paraná
Por Redação |
Fotos: Maria Elis |
Pais e estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos (1° distrito) participaram da Campanha Julho Coral, no auditório Leila Barreiros, na segunda-feira (10). A ação intersetorial é promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná com o Conselho Tutelar (CT) e a Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
As atividades fazem parte do Calendário Colorido da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), que trabalha políticas públicas para promoção de serviços e benefícios oferecidos às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Julho Coral conscientiza sobre os direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e Adolescente (Eca).
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes, Lidiane Tanazildo, informou que 60 escolas serão atendidas e que os trabalhos priorizam a participação familiar no processo de entendimento da responsabilidade no desenvolvimento do público infantil. Ela salientou ainda que sem o acompanhamento dos responsáveis o poder executivo não consegue atender à demanda.
“Estamos vivendo um problema, cuja responsabilidade é de todos que têm a função de proteger e garantir os direitos e deveres de crianças e adolescentes sejam respeitados. Mas a maior dificuldade que encontramos é a falta de acompanhamento familiar dessas pessoas que sofrem com a violação dessas premissas em seu desenvolvimento educacional, mental, físico e muitas vezes sem amparo e cuidados “, frisou Lidiane Tanazildo.
A programação conta com palestras dos representantes da Semasf, pelo Cras JM, das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semusa), peloCentro de Atenção Psicossocial (CAPS),CT e CRE. A abordagem reafirma a participação de toda a rede de proteção, tanto pública como familiar, na responsabilidade e atuação dos responsáveis pelo crescimento da criança.