Juscelino Mendonça: um guardião das tradições e sonhador do progresso do Iranduba
Por Murilo Andrade*|
Fotos: Eduardo Melo/Divulgação |
Hoje, o portal No Ar Iranduba foi ao encontro de Juscelino Mendonça, um morador antigo do município, para conhecer suas histórias e perspectivas. Aos 68 anos, Juscelino vive no Iranduba há três décadas e acompanhou de perto a evolução da cidade ao longo dos últimos 40 anos.
Ele relembra que, quando chegou, as ruas eram de piçarras, mas hoje a maioria delas é asfaltada. Suas memórias mais vívidas são dos festivais folclóricos que animavam a região, com destaque para os bois preto e branco e as animadas quadrilhas juninas em honra a São João Batista. No entanto, lamenta que essas tradições tenham perdido força com o passar do tempo.
“Ao longo dos anos, a união da comunidade foi se enfraquecendo, principalmente com o aumento da população. No entanto, eu me orgulho de ter plantado raízes no Iranduba e de celebrar os frutos colhidos ao longo do tempo”, ressaltou.
Com um bom potencial turístico, Juscelino enxerga no Iranduba um refúgio de tranquilidade e acessibilidade em relação à agitação de Manaus.
Ainda de acordo com Juscelino, os jovens que desejam iniciar suas vidas no município, precisam focar nos estudos e ter a capacitação como base para o sucesso.
“Eu acredito que juntos, podemos construir um futuro próspero para o Iranduba e suas próximas gerações”, comentou.
Por fim, ele faz uma reflexão realista sobre o passado e o futuro do município.
“Ao longo da minha vida, enfrentei inúmeros desafios, como estradas de barro, mas o maior obstáculo que eu enxergo atualmente é o lento desenvolvimento da cidade. A falta de políticas públicas efetivas, melhorias nas praças e espaços de lazer são exemplos dessa deficiência”, concluiu.
Do Projeto Jovens Comunicadores do Iranduba.