Laboratório Maker motiva crianças e adolescentes a criar e inovar
Por Redação |
Foto: Divulgação |
O Colégio Martha Falcão inaugura nesta quinta-feira (15) o Martha Maker – Laboratório de Criatividade Professor Nelson Falcão, um laboratório que terá o objetivo de motivar os alunos a criarem e inovarem para que transformem teoria em prática. O novo espaço será totalmente dedicado à criatividade, onde ideias podem ser projetadas e construídas em um ambiente que oferecerá estrutura, ferramentas e equipamentos para produção de protótipos, objetos de arte e design, robôs, aplicativos e muito mais.
Segundo a diretora da instituição, a professora Nelly Falcão de Souza, a sala leva o nome do artista visual e professor Nelson Falcão, em homenagem ao seu trabalho de influenciar a relação dos alunos com a arte. O novo espaço vem para reforçar a cultura maker na instituição e será uma aliada do aprendizado, pois faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento.
Ela afirma que a ideia é que o Martha Maker- Laboratório de Criatividade Professor Nelson Falcão proporcione às crianças e adolescentes a possibilidade de um aprendizado abrangente e inovador.
“Eles terão a chance de implementar projetos de Artes, Ciências, Física, Robótica, entre outras, assim como atividades transdisciplinares”, destacou.
Além de instigar os alunos ao desafio criativo, o novo espaço também proporciona aos professores a oportunidade de criar propostas que contextualizem conteúdos que podem ser mais fáceis de serem assimilados na prática e em um ambiente inovador do que em aula teórica na sala de aula.
“O papel do professor será o de um tutor que orienta a turma, mas sem interferir no processo criativo do aluno, sem podar sua criatividade, espírito empreendedor e sempre o incentivando a ir mais além, sem ter medo de errar”, disse a diretora Nelly Falcão.
Os recursos tecnológicos como, por exemplo, a impressora 3D, será um dos destaques do laboratório. Nelly explica que objetivo é que os alunos sejam confrontados com problemas e desafios do entorno da escola e pensar “fora da caixa”.
“Esses exercícios os ajudarão a desenvolver habilidades fundamentais para o mercado de trabalho, como liderança, proatividade, empatia e senso crítico”, citou a diretora.
Para inspirar ainda mais os pequenos, o laboratório foi projetado com uma identidade visual exclusiva e que traz grandes personalidades da história da humanidade que se destacaram pelo seu poder criativo: Leonardo Da Vinci, Albert Einstein, Walt Disney e Steven Jobs.
DNA do Martha
Inovação, ciência e tecnologia são pilares que já fazem parte do DNA do Colégio Martha Falcão, que possui iniciativas pioneiras como as aulas de robótica em parceria com a LEGO Zoom, Clube do Futuro Cientista, e a Feira Científico-Cultural.
Para a diretora Nelly Falcão, essa consciência desenvolvida ainda na infância faz com que os estudantes cheguem à fase adulta com um olhar crítico da realidade e noção de sua participação em um mundo melhor.
O Clube do Futuro Cientista, por exemplo, é considerado um dos maiores legados da professora Martha Falcão, uma pioneira das causas ambientais, que foi reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia.
Ao longo do ano, os alunos que fazem parte do projeto participam de uma programação que inclui atividades práticas, visitas técnicas, palestras, ações sociais e ambientais, como o cultivo e distribuição de mudas em bairros da periferia de Manaus.
“O projeto tem mais de três décadas e graças a ele, hoje, temos alunos que passaram a atuar na área da ciência e tecnologia”, comenta a diretora do Colégio Martha Falcão.