Lenda do Jiu-Jitsu, mestre Osvaldo Alves morre aos 83 anos
Por Redação |
Foto: Divulgação |
Na segunda-feira (18), morreu o mestre Osvaldo Alves, aos 83 anos de idade, no Rio de Janeiro. Nascido no Acre, criado no Rio de Janeiro, mestre Osvaldo Alves morou em Manaus boa parte da sua vida e ficou conhecido como a ‘Enciclopédia do jiu-jitsu’.
O faixa coral 9° grau e professor da arte suave estava internado há uma semana no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, por conta de complicações causadas por um câncer na próstata.
Aos seis anos, foi convidado a integrar a equipe de alunos do grande mestre Carlos Gracie. Praticante assíduo das duas artes (judô e jiu-jitsu), Osvaldo Alves conquistou, aos 17 anos, duas medalhas de ouro no Pan Americano de Judô.
Sobre Osvaldo Alves
Foi um especialista em Jiu Jitsu brasileiro que alcançou o grau de faixa vermelha (nono grau/9º grau) na arte suave. Uma verdadeira lenda do BJJ, muitos acreditam que ele foi um dos revolucionários do jiu jitsu na década de 1970, trazendo novas posições e uma nova filosofia para o esporte, tendo treinado muitos dos maiores atletas do esporte como Rolls Gracie, Paulo Filho , Amaury Bitetti, Fredson Paixão e muitos outros. Osvaldo Alves também atuou como diretor técnico da IBJJF (International Brazilian Jiu Jitsu Federation) e foi o instrutor de Jiu-Jitsu mais antigo do mundo,