Lilian Fertonani é destaque em Ji-Paraná por empoderar mulheres na fotografia
Por Izabelly Keityane*|
Fotos: Arquivo pessoal de Lilian |
A fotografa Lilian Fertonani, 32 anos, nascida em Cuiabá, mora atualmente em Ji-Paraná e atua com fotografia na região.
A área da fotografia surgiu há 10 anos em sua vida, ainda em Cuiabá, onde era reconhecida por fotografar festas infantiais e de família.
Aos 19 anos, Lilian casou e foi morar na Espanha por um período. Vale lembrar que seu Marido é de Ji-Paraná e foi esse o destino em 2017, quando eles, junto com sua filha bruna, viram morar no município.
Os desafios foram grandes, a fotógrafa sofreu de uma doença crônica e ficou de cama 1 ano e meio e somente em 2019 voltou a fotografar se especializado em ensaios feminino, gestantes e tudo que envolvia elevar a autoestima das mulheres, editando as fotos na sala de sua casa e mostrando seu dia a dia Lilian ganhou o coração dos Jiparanaenses por seu carisma e talento que sempre mostrou em suas redes sociais.
“Sobre meu escritório, eu editava fotos em uma mesa de cozinha com cadeira de ferro, com o tempo consegui meu espaço físico a qual fiquei um ano, porém, se fez necessário voltar para minha casa, e montei um escritório na minha sala, onde tem me atendido muito bem, já que a maioria dos ensaios são fechado pelo WhatsApp”.
Em 2020 Lilian ganhou o prêmio Mulher notável por empoderar mulheres na fotografia.
“Fotografia pra mim, era um hobby que virou profissão. Hoje sou muito realizada em poder registrar e eternizar histórias, sorrisos, emoções. Ver as mulheres se reconhecendo através do meu olhar, muitas se redescobrindo. Sabendo que aquele momento é dedicado somente a elas, sem preocupação com casa, filhos, maridos , trabalho, etc. É um momento que nada mais importar a não ser o sorriso e olhar delas”.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná