Marco da Linha do Equador simboliza a divisão dos hemisférios norte e sul em Rorainópolis
Por Marcos Lira*
Foto: Divulgação
A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o norte e o sul. O marco que simboliza essa divisão está localizado no município de Rorainópolis, na BR-174, no Distrito Nova Colina, próximo a divisa com o Amazonas, a 0 graus de latitude e é de grande importância geográfica.
A passagem da linha do Equador pelo município oferece uma oportunidade única para os moradores e visitantes, que podem experimentar estar na interseção dos hemisférios terrestres.
Além disso, a presença da linha do Equador em Rorainópolis também contribui para o turismo na região, atraindo pessoas interessadas em vivenciar essa experiência geográfica singular.
Muitos viajantes buscam visitar locais que estão situados próximos à linha do Equador para poderem dizer que estiveram tanto no hemisfério norte quanto no sul durante a mesma viagem.
A presença da linha do Equador em Rorainópolis também oferece oportunidades para estudos e pesquisas científicas, já que essa localização geográfica única pode ser explorada em diversas áreas do conhecimento, como geografia, astronomia e geologia.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rorainópolis*