Ministério ‘Mãos de Esperança’ promove artes e evangelização em Autazes
Por: Sara Souza/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação|
Quando surgiu em 2011, apenas com o intuito de fazer uma apresentação artística diferente e encantar o público de Autazes com uma mensagem especial de Natal, o Ministério Mãos de Esperança nem imaginava as várias outras apresentações e viagens que fariam para levar o projeto para fora do município.
Idealizado por Janderson Figueiredo, diretor geral do Ministério Mãos de Esperança, ele teve a ideia de fazer o grupo após de uma viagem que ele fez a Juparaná, em 2011. “Nessa viagem que eu fiz a Juparaná a um evento da igreja Adventista, eu vi uma apresentação em Neon, e vi que brilhava algo, e aí de lá eu trouxe pra cá a ideia”, comenta o líder do grupo.
O projeto ministerial que faz parte da igreja Adventista, teve sua primeira apresentação no programa Natal é Jesus e até esse momento, não havia a intenção de formar um grupo para desenvolver mais esta arte. Mas com o sucesso que foi, se estendeu, e mesmo com uma pausa em 2015, retornou a ativa no final de 2021.
De acordo com Janderson, o Ministério Mãos de Esperança vai além de uma arte atrativa e que prende a atenção, pois tem a missão de levar a palavra de Deus através dos gestos executados, então tudo é feito com dedicação e propósito. “Para nossas apresentações, a gente ensina nos ensaios as posições das mãos, os gestos a serem feitos, mas eu sempre falo para eles: até aqui a gente consegue, agora é com o Papai do Céu”, comenta ele.
O grupo que atualmente é formado por cerca de 35 a 40 por pessoas de várias faixas etárias, sendo a maior parte adolescentes juvenil, conta com participantes não só da igreja Adventista sede, mas também de todos os distritos.
Tátila França, uma das participantes do ministério, disse que entrou no grupo ainda adolescente e fez também junto ao grupo de participantes, viagens para levar a palavra de Deus através destas apresentações artísticas. “Uma das viagens que mais me marcou, foi ir para o Agro, que é um internato Adventista no Amazonas, que agora mudou de nome. E fomos chamamos também para uma gravação, foi muito especial” disse Tátila. “O nosso objetivo é levar esperança, levar a mensagem de Cristo de forma diferente, de forma artística, mas que alcança tanto gente, alcança pessoas de todas as faixas etárias”, completou.
Além da dedicação e de todo empenho dos participantes para realizar as apresentações, o Ministério Mãos da Esperança carece também de recursos como as próprias luvas, iluminação adequada, e refletores, que tem um alto custo. Mas quando acontece as apresentações, faz tudo valer a pena “Me sinto grato por estar dando certo este projeto, e por este retorno que tivemos também e por poder levar palavra de Deus, ver pessoas sendo transformadas” concluiu Figueiredo.