Mudanças climáticas e poluição podem ocasionar doenças
Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação|
As mudanças climáticas são variações nos padrões climáticos com base nas alterações meteorológicas observadas por um período, que podem ser causadas por processos naturais ou pela ação do homem. Esses impactos climáticos afetam fortemente a saúde das pessoas, aumentando o número de novas doenças e mosquitos, o que aumenta relativamente as doenças em comunidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um sexto das doenças contraídas em todo o mundo se deve às mudanças climáticas como: chuvas intensas, qualidade da água e escassez, causando as piores doenças em um país.
O período do final do ano conhecido também como inverno amazônico é marcado pela virada de clima na Amazônia. O chamado inverno amazônico que se prolonga até meados de março é caracterizado por períodos de chuvas intensas e frequentes ao longo de todo o dia. Um cenário bastante favorável para o surgimento de gripes e resfriados.
A poluição aliada ao clima, afetando a camada de ozônio e aquecendo o globo terrestre, piorando os efeitos da fumaça no ar. Em períodos secos os poluentes ficam mais tempo suspensos no ar, causando a dificuldade na respiração, aumentando o risco de infecções (já que o ar precisa ser umidificado pelo pulmão para ser aproveitado pelo organismo) e piorando as doenças respiratórias já existentes como a asma e a bronquite.
Com os sintomas das síndromes respiratórias como: febre, coriza, congestão nasal, espirros, mal-estar, são piorados pelo aumento das mudanças climáticas, mas o impacto delas sobre o organismo pode ser minimizado com hidratação e a adoção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, juntos com de cuidados diários melhoram o sistema imunológico.
Este infográfico da World Resources Institute (organização não governamental ambientalista) ilustra as principais relações entre as mudanças climáticas e a saúde humana.
O que é sistema imunológico?
É o conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra infecções. Quando um vírus, por exemplo, invade o corpo e deixa a pessoa doente, o sistema imunológico tem o papel de combatê-lo e o curar. Sendo assim, é de extrema importância fortalecer esse sistema, mas como é composto por vários mecanismos, é necessário manter o equilíbrio para o bom funcionamento.
Como aumentar a imunidade?
Segundo uma pesquisa realizada em fevereiro de 2021 pela Escola de Medicina de Harvard, o primeiro passo para o bom funcionamento do corpo é uma alimentação saudável, com os nutrientes essenciais para melhorar a capacidade de defesa das células. Evitando os hábitos que causam danos ao corpo.
Dicas:
- Não fumar.
- Tenha uma dieta rica em vegetais e frutas.
- Exercitar-se.
- Consumir álcool com moderação.
- Dormir bem
- Minimizar o estresse
- Manter as vacinas em dia.
- Cozinhar bem as carnes
- Lavar as mãos para evitar infecções.