Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Municípios do Amazonas são premiados em iniciativa de combate ao analfabetismo

Da Redação*|
Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil |

Em iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada , articulado pelo Ministério da Educação, 45 municípios do Amazonas foram reconhecidos pelas suas atividades de combate ao analfabetismo e receberam o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A solenidade aconteceu em Brasília (DF).

Os municípios do Amazonas ficaram com oito Selos Ouro, 19 Selos Prata e 18 Selos Bronze. Entre os municípios premiados estão Autazes, Presidente Figueiredo, Careiro, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Maués, entre outros.

Entre os critérios utilizados pelo MEC para condecorar os municípios amazonenses com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização estão a institucionalização e implementação da política de alfabetização; a implementação das ações de formação de professores e gestores; a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização e a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal).

No estado, o Programa “Amazonas + Alfabetizado, principal responsável pela implementação das diretrizes apresentadas no prêmio, é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com as secretarias municipais de Educação de todos os 62 municípios do Amazonas. Estima-se que mais de 360 mil estudantes dos Anos Iniciais (1° ao 5º ano), das redes públicas estadual e municipais de ensino, são impactados pelas atividades do programa.

Outro dado positivo, este divulgado em 2024, trata-se do Indicador Criança Alfabetizada, vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta devolutiva do MEC, o Amazonas ultrapassou a meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental em 2023. O indicador apontou que, no Amazonas, em 2023, 52% dos alunos foram alfabetizados até esta etapa, superando a meta de 44% para o estado.

*Com informações da assessoria

#educacao #analfabetismo #premiacao #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação