![Cirandas Pérola Negra e Imperatriz iniciam período de ensaios em Autazes](https://noarportal.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-11-102138-746x503.png)
Natural de Maués, Karen Francis é revelação no cenário nacional da música brasileira
Fotos: Christian Braga e Dieghetto
Karen Francis é compositora e instrumentista. Natural de Maués, no interior do Amazonas, cresceu em Manaus. Ela nasceu em uma família cristã em Maués e começou a cantar aos quatro anos. Seu pai brasileiro e sua mãe moçambicana a incentivaram a desenvolver a voz no coral da igreja.
Atualmente, a artista é representante do R&B e afrobeats contemporâneos produzidos no Norte do país. A voz potente, a lírica sensivel e a musicalidade unem raizes da música negra, sonoridades africanas e influências de rap e MPB. Suas composições trazem reflexões sobre sua identidade como mulher lésbica, seus relacionamentos e experiências pessoais.
Trajetória na Música
Em seu repertório, Karen Francis conta com o EP “Acontecer” (2018), e sua releitura, “Acontecer – Ao Vivo” (2021). Em 2023, ela lançou o álbum “Anos Luz” com singles como “Cardume” (2023) e “Se Você Ficar” (2023).
Em 2022, ela também foi destaque na programação do festival Primavera Sound, em sua primeira edição em São Paulo, e foi anunciada uma das selecionadas da turma 2023 do Black Voices Music/Fundo Vozes Negras, uma iniciativa do YouTube.
Sua produção mais recente foi lançada em novembro de 2024, seu novo single ‘Cinco Dias’, desta vez em parceria com o artista paulista Marte. A música conta, ainda, com um videoclipe, gravado na ilha do Combú, no Pará, que já está disponível nas plataformas de streaming.
A composição é assinada pela própria Karen Francis, e é uma declaração de amor no ritmo dançante do afrobeats.
“Eu escrevi essa música em 2022, depois de todas as músicas donos Luz’ (disco de estreia da artista]. Foi uma imersão no meu próprio processo de escrita, só com o violão, retomando minhas origens como compositora”, contou a artista.
Planos em 2025
Karen iniciou o ano com o pé direito. Ela entrou para a lista da Vogue Brasil que celebra os talentos promissores da música preta brasileira para 2025 ao lado de nomes como Ajuliacosta, Bebé, Melly, Nara Couto e Tássia Reis. Para Karen, essa menção é um bom reflexo do trabalho que ela vem construindo ao longo de sete anos de carreira.
Embora esteja trabalhando em algo novo, a artista expressa o desejo de destacar os trabalhos que lançou no ano passado. “Eles estão muito atuais. Eu lancei alguns singles no final do ano e é neles que eu vou focar agora, no início do ano, porque a arte precisa de tempo. Eu acho que nem consegui ainda digerir o que eu lancei no ano passado, nem meu público. Ainda há muita gente para ver o que foi feito. Enquanto isso, estou preparando algo novo, algo mais consolidado do que o que eu já fiz. Quero respeitar minha história, minha ancestralidade. Algo que talvez me posicione de uma forma melhor no mercado nacional. Então, estou trabalhando para isso”, conclui.
Ouça suas composições pelo streamings e seu nova música, e videoclipe neste link do Youtube.
Edição de Karol Rocha com informações de assessoria de imprensa, acritica.com e billboardbr.
Oferecimento:
![](/wp-content/uploads/2024/03/logo-consul-new.png)
![](/wp-content/uploads/2024/03/motorola-new2.png)