Obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água de Codajás atinge 38% de execução
Por Eliziane Figueiredo* |
Fotos: Divulgação / Seinfra |
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água da sede do município de Codajás e alcançou 38% de execução.
A obra contempla, entre outros serviços, a instalação de uma balsa metálica de captação, com capacidade para 300 metros cúbicos de água por hora, e a implantação de adutoras de água bruta e de água tratada, com a mesma capacidade de captação.
Com investimento no valor de R$ 23,49 milhões, o novo sistema vai fornecer água tratada e de qualidade para a população, beneficiando de forma direta os bairros Bela Vista, Viver Melhor, Grande Vitória, Laguinho, Nova Conquista, Peti, Badajós e Centro, englobando assim todo o perímetro urbano de Codajás.
Além disso, também serão construídos um Centro de Reservação e Distribuição Central, composto por uma Estação de Tratamento de Água (ETA); um reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1.000 metros cúbicos de água tratada; uma estação elevatória de água tratada; uma casa de química para dosagem e aplicação de elementos para a correção da acidez da água; e um laboratório de análises da qualidade da água; e um depósito de produtos químicos.
Serviços em execução
Nesta etapa, estão em andamento os trabalhos de construção dos três Centros de Reservação e Distribuição (CRDs) destinados aos bairros Bela Vista, Badajós e Nova Conquista, com capacidade para 300 metros cúbicos de água cada.
Também está em andamento a construção do CRD Central, composto por um reservatório elevado com capacidade para armazenar 400 metros cúbicos, entre outros serviços.
Ligações domiciliares e intradomiciliares
Para levar ainda mais benefícios a toda a população, estão sendo implantadas mil ligações domiciliares, com instalação de ramal predial, cavalete e hidrômetro; também serão realizadas 150 ligações intradomiciliares, destinadas aos bairros de Nova Conquista e Bela Vista, que contemplam ainda um reservatório elevado sobre estrutura de concreto e caixa d’água com capacidade para armazenar até mil litros de água.