Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Órgão ambiental começa mutirão de atendimentos na Região Metropolitana de Manaus; Figueiredo será contemplada

Da Redação* |
Fotos: Divulgação |

 

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou nesta terça-feira (13/08) as ações do Ipaam Itinerante que atenderão municípios da Região Metropolitana de Manaus até dezembro deste ano. O objetivo é levar àqueles que não podem se deslocar até a sede do órgão, na capital amazonense, atendimentos protocolares, consultas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como acessar o Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), balcão tira-dúvidas, entre outros serviços. Além de palestras educativas sobre prevenção de queimadas.

Autazes é o primeiro município a receber o projeto. Os atendimentos estão acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra), de 13 a 16 de agosto, das 8h30 às 17h. Outros municípios que recebem as ações estão: Presidente Figueiredo (26 a 30 de agosto), Itacoatiara (09 a 13 de setembro / 02 a 06 de novembro), Rio Preto da Eva (23 a 27 de setembro), Careiro Castanho (14 a 18 de outubro) e Manacapuru (26 a 1º de novembro).

O mutirão tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra) de Autazes. O Ipaam disponibilizou sete técnicos ambientais aptos a auxiliarem os cidadãos com dúvidas ou necessidade de serviços referentes às atividades licenciadas pelo Instituto.

De acordo com o Ipaam, os moradores buscam, sobretudo, informações sobre sobreposição de CAR, protocolo e abertura de empresas que necessitam de licenciamento de atividade. Para a coordenadora da ação em Autazes, a assessora técnica do Ipaam Maria do Carmo Neves, é muito importante que o Ipaam esteja presente nos municípios para estar mais perto do pequeno produtor rural, desburocratizando o licenciamento e instruindo sobre os pré-requisitos, além dos demais serviços oferecidos pelo órgão.

“O objetivo do Ipaam Itinerante é levar é desburocratizar o licenciamento ambiental, esclarecer sobre as vantagens de ter o licenciamento e como obter um documento que comprova a não necessidade de licenciamento. Além de esclarecer dúvidas sobre o CAR, sobre supressão vegetal, fabricação de carvão, como evitar queimadas, entre outros”, esclareceu a assessora técnica.

Ipaam Itinerante

O mutirão de atendimentos do Ipaam Itinerante vai percorrer sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, levando serviços protocolares e sanando dúvidas de quem precisa se deslocar para resolver pendências de licenciamento ambiental. Além de, também, serem realizadas palestras sobre prevenção de queimadas.

*Com informações de assessoria de imprensa 

#meioambiente #cidadania #presidentefigueiredo #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Meio Ambiente